Por Frei Gustavo Medella
“Põe a tua capa e vem comigo!” (At 12,8b)
Este foi o convite do Anjo a Pedro quando este estava liberando aquele da prisão. Capa significa proteção e também a disponibilidade para sair e se colocar em movimento. Não é costume alguém colocar uma capa para ficar dentro de casa.
A capa significa disposição para o contato com o imprevisível: frio, chuva, escuridão, mata fechada. Também é o distintivo dos super-heróis e dos mágicos. Serve para dar um ar de poder e solenidade a quem dela faz uso.
Pedro e Paulo vestiram a capa do apostolado, do seguimento d’Aquele que concluiu seus dias entre nós totalmente nu e ferido sobre o madeiro da Cruz. A Cristo, os Apóstolos seguiram com valentia e, por causa da fidelidade a Ele, foram revestidos com a capa do martírio.
Na Solenidade dos Santos que são considerados as Colunas da Igreja, cada um dos batizados e batizadas é chamado a revestir-se com a capa da fé, da esperança e do amor. A capa da entrega generosa que nos liberta das amarras do egoísmo, da solidão e da tristeza.
Fonte: Franciscanos
FREI GUSTAVO MEDELLA, OFM, é o atual Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores em 2010 e foi ordenado presbítero em 2 de julho de 2011.