Os nove degraus da perfeição – 7º Domingo do Tempo Comum

Por Frei Gustavo Medella

Ao comentar o itinerário proposto no Evangelho deste 7º Domingo do Tempo Comum, São João Crisóstomo destaca:

“Observar a que degraus subiu e como nos elevou até o próprio cume da virtude? Quero que o medites, enumerando-os desde o princípio: o primeiro grau é não injuriar [Não enfrenteis quem é malvado]; o segundo, quando injuriados, não nos vingarmos; o terceiro, não aplicar sobre o autor o mesmo castigo com o qual nos fere, mas sim ter mansidão; o quarto, oferecer-se voluntariamente a sofrer injúrias [Se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda]; o quinto, oferecer ao injuriador muito mais do que ele exige [Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele!]; o sexto, não odiar a quem nos faz semelhante injustiça; o sétimo, inclusive amá-lo [Amai os vossos inimigos]; o oitavo, ainda favorecê-lo. Finalmente, o nono: rogar a Deus por ele [Rezai pelo que vos perseguem].” (LECIONÁRIO PATRÍSTICO DOMINICAL. Petrópolis: Vozes, 2013, p. 141).

O caminho proposto é desdobramento da máxima que encontramos no mesmo texto: “Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai Celeste é perfeito” (Mt 5,48) e que também se manifesta na orientação do Livro de Levítico que aparece na Primeira Leitura: “Sede santos porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo” (Lv 19, 2b). Importante destacar que esta não é uma prescrição que Deus oferece por mero capricho, mas Ele se torna o primeiro a abraçá-la na sua integralidade em cada gesto e palavra de Jesus Cristo. A perfeição de Deus não O afasta do ser humano mas assume no Mistério da Encarnação o máximo da empatia.

Trilhar com Jesus esta estrada de desafios exige paciência, generosidade e muita disposição. Com frequência se faz necessário até contrariar instintos muito enraizados em nosso modo de perceber a realidade e administrar os conflitos. O desafio maior está, portanto, em passarmos da admiração à ação, buscando com perseverança galgar os degraus propostos pelo Senhor e descritos por São João Crisóstomo. O mais consolador nesta história é termos a consciência e a certeza de que Aquele que nos propõe este trajeto de subida foi o primeiro a percorrê-lo até as últimas consequências.

Fonte: Franciscanos

FREI GUSTAVO MEDELLA, OFM, é o atual Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores em 2010 e foi ordenado presbítero em 2 de julho de 2011