Onde permanecer?

Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos

Por Frei Gustavo Medella

“Permanecei no meu amor” (Jo 15,9b). Somos todos seres em movimento, viajantes do tempo e do espaço, sempre em busca, em caminho, em evolução. No entanto, todos temos necessidade de um lugar de referência, de um porto seguro onde podemos recobrar as forças e as energias, onde nos sentimos acolhidos e amados. Nossos destinos, metas e direções são importantes, mas tão importantes quanto eles é o nosso lugar de permanência.

Somos errantes e falíveis, nem sempre lúcidos e tantas vezes iludidos. Seguimos por caminhos inseguros e perigosos, mas sempre temos para onde voltar: “Permanecei no meu amor”. Eleger com firmeza a permanência em Deus significa cultivar a humildade do filho pródigo que, mesmo quando acabrunhando pelo fracasso das próprias aventuras, sabe que pode retornar para o amor do Pai.

O mais triste ocorre quando escolhemos mal nosso lugar de permanência e apostamos em falsas seguranças: em nós mesmos, quando incorremos na vaidade; nos bens e no dinheiro, quando cedemos às investidas da ganância e da avareza; em nosso prazer imediato e superficial ou quando traçamos nossos planos a partir da ira e do ódio, nutrindo em nós um destrutivo espírito de vingança.

“Permanecei no meu amor”. Aqui é sempre o melhor lugar, onde temos a chance progredir em nossa vocação mais sublime: a de filhos e filhas amados de Deus. É neste lugar de permanência que encontraremos, mesmo com todas as dificuldades e tropeços, a alegria completa que o Senhor nos promete: “Eu vos disse isso para que minha alegria estivesse em vós, e a vossa alegria seja completa” (Cf. Jo 15,11).

Fonte: Franciscanos

FREI GUSTAVO MEDELLA, OFM, é o atual Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores em 2010 e foi ordenado presbítero em 2 de julho de 2011.