O significado das cinzas na tradição da Igreja

No tempo favorável, eu te ouvi. E no dia da salvação vim em teu auxílio. Eis agora o tempo favorável por excelência” (2Cor 6,2).

A Quarta-feira de Cinzas abre o Tempo da Quaresma. O momento em que nós, como  cristãos, somos convidados à conversão, ao mesmo tempo em que nos preparamos para viver os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo durante a Semana Santa.

A Quarta-feira de Cinzas é uma celebração que consta do Missal Romano.  É  uma tradição  que  surgiu  com a Igreja Primitiva adquirindo um sentido penitencial para todos os cristãos quase 400 anos d.C.  Desde o século XI, a Igreja de Roma impõe as cinzas no início da Quaresma.

O  artigo  125  do  Diretório  sobre  a   piedade   popular  e   a  liturgia, nos mostra que “o gesto de cobrir-se com cinza tem o sentido de reconhecer a própria fragilidade e mortalidade, que precisa ser redimida pela misericórdia de Deus. Este não é um gesto puramente exterior, a Igreja o conservou como sinal  da atitude  do coração penitente  que cada  batizado é chamado a assumir no itinerário quaresmal”.

A cinza, como sinal de humildade, recorda ao cristão a sua origem e o seu fim: “Então Iahweh Deus modelou o homem com a argila do solo” (Gn 2,7); “até que retornes ao solo, pois dele foste tirado. Pois tu és pó e ao pó tornarás” (Gn 3,19).

Ao impor as cinzas sobre a testa dos fiéis, o sacerdote diz: ‘Lembra-te, homem, que és pó da terra e à terra hás de voltar’ ou ‘Arrependei-vos e acreditai no Evangelho’.  Após receber as cinzas o fiel deve retirar-se em silêncio, meditando o convite ou a frase que lhe foi dirigida.

 

Horários de Missas para a Quarta-feira de Cinzas nas comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Saúde:

Igreja Nossa Senhora de Fátima: 8h

Igreja Nossa Senhora da Conceição: 9h30

Matriz Nossa Senhora da Saúde: 18h e 20h

 

Assessoria de Comunicação

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui