Por Dom Anuar Battisti
Arcebispo Emérito de Maringá (PR)
Na Semana Santa, período sagrado para os cristãos em todo o mundo, um dos momentos mais comoventes e significativos desta semana é o Sermão das Dores de Nossa Senhora, que nos conduz pelo sofrimento angustiante da mãe de Jesus diante da crucificação de seu filho.
O Sermão das Dores de Nossa Senhora é uma ocasião para os fiéis refletirem sobre a dor e o sofrimento que Maria suportou enquanto acompanhava seu amado filho até o Calvário. A Sagrada Escritura nos mostra o quanto essa dor foi profunda, como podemos ver no Evangelho de João, (Jo 19, 25-27):
“Estavam, junto à cruz de Jesus, sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. Ora, Jesus, ao ver sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse a sua mãe: Mulher, eis aí teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante, o discípulo a recebeu em sua casa.”
Neste momento tocante, Jesus confia sua mãe aos cuidados do discípulo amado, João, indicando a preocupação de Jesus com o bem-estar de sua Mãe mesmo enquanto enfrentava sua própria agonia na Cruz.
A presença de Maria ao pé da Cruz é um testemunho impressionante de sua profunda compaixão e devoção a seu Filho. Ela suportou o sofrimento indescritível de ver seu Filho inocente sendo crucificado diante de seus olhos, mas permaneceu firme em sua fé e amor por Ele.
Ao meditarmos sobre o Sermão das Dores de Nossa Senhora, somos convidados a nos identificar com a dor de Maria e a refletir sobre o significado da maternidade espiritual de Maria para todos os cristãos. Assim como Jesus confiou sua Mãe aos cuidados de João, também somos chamados a acolher Maria como nossa Mãe espiritual e a nos voltarmos para Ela em tempos de necessidade e aflição.
O Sermão das Dores de Nossa Senhora também nos desafia a refletir sobre o sofrimento dos outros ao nosso redor e a responder com compaixão e solidariedade. Assim como Maria permaneceu ao lado de Jesus em sua hora mais sombria, também somos chamados a estar presentes para aqueles que sofrem em nosso mundo, oferecendo-lhes amor, apoio e consolo em tempos de dificuldade.
Neste período sagrado da Semana Santa, que o Sermão das Dores de Nossa Senhora nos inspire a renovar nossa devoção a Maria e a nos comprometermos a seguir seu exemplo de fé, amor e compaixão. Que possamos encontrar conforto e esperança na certeza de que Maria, nossa Mãe espiritual, está sempre ao nosso lado, intercedendo por nós diante de seu Filho, Jesus Cristo.
Que a dor de Nossa Senhora nos lembre do sacrifício supremo de Jesus na Cruz e nos fortaleça para vivermos como verdadeiros discípulos de Cristo, testemunhando seu amor e sua misericórdia em nossas vidas e em nosso mundo. Amém.
Fonte: CNBB