O Pentecostes dos crismados da IVCA na comunidade da Conceição

Marconi, Maysa, Danielly, Simone, Bruna, Fabrício e Thallita – estes foram os sete jovens, com idades entre 18 e 21 anos, que escreveram seus nomes na história da Comunidade Nossa Senhora da Conceição. Eles foram os primeiros crismados da Iniciação à Vida Cristã de Adultos nesta comunidade de fé da Paróquia Nossa Senhora da Saúde.

Há pouco mais de um ano, resolutos, decidiram seguir a caminhada guiados pelo Espírito Santo de Deus. Não foi fácil, mas os contratempos, aos poucos, foram superados.

Marconi de Souza, auxiliar de produção, 21 anos, teve que driblar uma carga horária puxada, das 7h às 17h, para chegar ao tão esperado e desejado momento. Não pôde participar do último encontro entre introdutores e catecúmenos. Foi assaltado no caminho, tendo a moto roubada. Mas, para todo cristão católico, o fim de tudo o que fazemos é unicamente para a honra e para a glória de Deus. E assim, a cada escolha de servir o Senhor, Ele, na sua infinita bondade e doçura de Pai, derrama graças sobre seus filhos. Neste dia tão especial, derramou seu próprio Espírito, num Pentecostes que se repete desde que Jesus, nosso Salvador, enviou o Paráclito (O Defensor, Consolador e Intercessor) para nos guiar pelos caminhos do Senhor.

O tom da Santa Missa, celebrada pelo bispo diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, parece ter sito atirado do alto. Antes mesmo de iniciar a celebração, os sete crismandos entraram em oração na Capela do Santíssimo. Não poderia haver lugar melhor para buscar o Espírito do que diante do próprio Jesus.

Há que se armar nesta vida das coisas de Deus, para que as coisas do mundo não sufoquem a nossa existência. Talvez com esta certeza é que eles caminharam, junto com os introdutores, na procissão de entrada – representando o povo de Deus tão bem acolhido por uma “igreja” nitidamente em festa.

Dom Marco Aurélio, também parecia ‘divinamente inspirado, falando para uma assembleia atenta e, sobretudo, para os jovens que começam, agora, uma nova caminhada. Sobre o Evangelho, foi taxativo: “A gente tem que ter cuidado com todo tipo de ganância, a pelo dinheiro, nos torna egoístas”. Reforçou quão negativo é aos olhos de Deus não se preocupar com o irmão. O personagem da parábola (Lc 12,13-21), tão preocupado em acumular bens, não olhou um só minuto para o próximo. Nas palavras do bispo: “Ele não pensou em dividir nem um pouco daquela colheita com os famintos; pensou apenas no trabalho e não na partilha”. Todos nós conhecemos o fim desta parábola: “Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?”

“Nós, enquanto comunidade, temos vivido a experiência da partilha?” – perguntou Dom Marco Aurélio ao lembrar dos desempregados, dos pobres e miseráveis, frutos do atual modelo econômico. “O cristão crismado é chamado a ser esse testemunho em que Jesus Cristo está de tal forma em nossa vida que nós o reconhecemos na pessoa daquele irmão mais necessitado e sofrido. Uma das maneiras de curar as próprias feridas é ajudando o outro. Pelo que estamos lutando? O cristão crismado leva a sério este questionamento. A nossa vida não pode se restringir ao trabalho, ela deva ser também partilha”. E concluiu: “a razão de ser do Sacramento da Crisma é ser sal da terra e luz do mundo – espontaneamente”.

Dom Marco Aurélio ainda fez um convite a todos: que renovassem o compromisso da crisma, o Pentecostes. Assim, também os da assembleia, se sentiram parte daquele momento tão especial, quando o sacerdote unge o crismando com o óleo do crisma e o Espírito Santo abrasa o sopro de Deus dentro de cada um.

Assessoria de Comunicação

Obs.: As comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Saúde recebem catecúmenos de várias localidades para IVCA. O Marconi de Souza, por exemplo, é residente do Abóboras.

Abaixo, alguma fotos da celebração da crisma. O álbum completo está disponível na página da Paróquia no facebook. Acesse: facebook.com/pnssitabira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui