Seja bem-vindo(a) em nosso site oficial . Itabira (MG), 29 de dezembro de 2025

29/12 Notícias em Geral O Papa: colocar os talentos que recebemos a serviço da comunidade
Compartilhar

 

 Ao encontrar o grupo de peregrinos da paróquia de São Tomás de Villanova de Alcalá de Henares, Espanha, o Papa refletiu sobre algumas características do religioso agostiniano que merecem reflexão: a oração constante, a laboriosidade, o amor aos pobres e a “santa inquietação” de estar na presença de Deus em todo momento. “Isso requer uma profunda interioridade e um esvaziar-se para escutar e deixar o Senhor agir.”

O Papa Leão XIV recebeu em audiência, nesta segunda-feira (29/12), no Vaticano, um grupo de peregrinos da Paróquia de São Tomás de Vilanova do município de Alcalá de Henares, Espanha.

“Como comunidade paroquial, vocês prepararam muito esta peregrinação jubilar e, durante este ano tão especial para a Igreja, vocês acompanharam o Sucessor de Pedro com as suas orações e generosidade. Agradeço a vocês por este gesto de comunhão e proximidade.”

A seguir, o Papa recordou que São Tomás de Vilanova era “um religioso agostiniano espanhol que se mostrou aberto à ação de Deus em sua vida e cuja disposição para servir o levou a fazer muito bem à Igreja e à sociedade de seu tempo”. “Vocês conhecem sua biografia, e a cidade de Alcalá de Henares, onde vocês vivem, preserva importantes vestígios de sua vida”, sublinhou.

“Em agradecimento pelo testemunho de dedicação e fidelidade deste santo bispo”, Leão XIV compartilhou “algumas de suas características distintivas, que podem nos ajudar a refletir nos âmbitos pessoal, familiar e comunitário”. “Em sua vida e escritos, ele nos revela uma busca incessante pela oração contínua, ou seja, uma inquietação santa de estar na presença de Deus a cada momento. Isso requer uma profunda interioridade; requer esvaziar-se para escutar e deixar o Senhor agir”, disse ainda o Papa.

São Tomás de Vilanova, “Esmoleiro de Deus”

“Além de sua vida espiritual, São Tomás de Vilanova é conhecido por sua laboriosidade. Essa característica, num mundo que parece nos oferecer tudo de maneira cada vez mais rápida e fácil, nos desafia”, frisou Leão XIV, acrescentando:

“Sua sobriedade e simplicidade, seu trabalho altruísta, especialmente no ambiente universitário e seu zelo apostólico nos levam a pensar que devemos reconhecer os talentos que recebemos e colocá-los a serviço da comunidade, com esforço e dedicação, para que se multipliquem em benefício de todos.”

A seguir, o Papa destacou o “seu amor pelos pobres, que lhe valeu o título de ‘Esmoleiro de Deus'”. “Soube que esse aspecto está muito presente em sua paróquia, em gestos e ações concretas. Agradeço-lhes por essa sensibilidade, pois ‘os pobres não são apenas pessoas a serem ajudadas, mas a presença sacramental do Senhor'”, sublinhou.

Leão XIV concluiu, encorajando-os “a continuarem seguindo os passos de Cristo”. “O testemunho dos santos nos inspira e nos motiva neste emocionante caminho. Que Deus os abençoe e que Nossa Senhora de Val os acompanhe sempre”.


Vatican News

Capa: O Papa com os peregrinos da Paróquia de São Tomás de Vilanova de Alcalá de Henares, Espanha  (@Vatican Media)