O bom pastor vai até suas ovelhas e se faz presença da glória de Deus no meio do seu povo

Dom Marco Aurélio, Padre Paulo Marcony e o diácono permanente Paulo Barcelos com os crismados na Comunidade Mandembo - foto: Pascom

“O Senhor dirá claramente que a sua unção é para os pobres, os presos, os doentes e quantos estão tristes e abandonados.” (Papa Francisco, na homilia da Missa do Crisma/2013)

Não à toa, o Bom Pastor é aquele que sai para resgatar a ovelha que se perdeu do rebanho (cf. Lc 15,4-7); ou, ainda, é aquele que abre os braços e manda preparar uma grande festa para o filho que retorna à casa, depois de um longo tempo vagando perdido (cf. Lc 15,11-32).

E para que não haja dúvidas, sobre o que deve ser um bom pastoreio, disse o Mestre: “Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: devo conduzi-las também; elas ouvirão minha voz; então haverá um só rebanho, um só pastor” (Jo 10,16).

Comunidade de fé reunida no Mandembo para celebração da Crisma – foto: Pascom

A messe é grande

E, como costumamos dizer: os operários são poucos! Mas essa realidade não intimida o cristão, pelo contrário, tal como a São Paulo, é estímulo e desafio para os que tomam para si a missão de anunciar e proclamar a Boa Nova.

Desde 2022, por meio do Conselho Missionário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Saúde (Comipa), o anúncio tem sido feito na Comunidade Mandembo que, por muitos anos, esteve desassistida.

A Irmã Marinez Missio, acompanhada por leigas acostumadas ao serviço missionário, iniciou os primeiros contatos com as famílias dessa localidade. Desde então, assistida e acolhida como parte da comunidade de fé da Paróquia Nossa Senhora da Saúde.

A primeira Santa Missa celebrada no Mandembo aconteceu em 27 de novembro de 2022, sendo presidida pelo pároco Padre Paulo Marcony. Desde o ano passado (2023), a Celebração Eucarística acontece sempre no último domingo de cada mês.

Dom Marco Aurélio se dirigindo aos crismandos – foto: Pascom

Enviai o vosso Espírito

“’A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, também eu vos envio’. Dizendo isso, soprou sobre eles e lhes disse: ‘Recebei o Espírito Santo’” (cf. Jo 20,21s).

A liturgia do dia foi a da Solenidade da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria, a única que, de maneira tão íntima, levou dentro de si, na redoma de seu próprio útero, o cheiro do Bom Pastor.

Foi neste clima festivo que cinco catequizandos da Iniciação à Vida Cristã de Adultos (IVCA), da Comunidade Mandembo, celebraram o Sacramento da Crisma. E de maneira muito especial: receberam a unção pelas mãos de Dom Marco Aurélio Gubiotti.

Uma comunidade pequena, mas nem por isso menos importante para o pastor responsável pela Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano. Uma atitude que demonstra não apenas sua adesão a Cristo por meio do sacerdócio, mas, sobretudo, o tamanho do seu compromisso pessoal com as ovelhas que ainda não fazem parte do redil do Senhor.

Como disse o Papa Francisco: “O sacerdote que sai pouco de si mesmo, que unge pouco, perde o melhor do nosso povo, aquilo que é capaz de ativar a parte mais profunda do seu coração presbiteral. Quem não sai de si mesmo, em vez de ser mediador, torna-se pouco a pouco um intermediário, um gestor.”

(Perde-se o cheiro das ovelhas e deixa-se de ser um pescador de homens).

Diácono Paulo Barcelos, Dom Marco Aurélio e Padre Paulo Marcony – foto: Pascom

O testemunho de Maria

A Santa Missa celebrada na Comunidade Mandembo (17/08) foi presidida por Dom Marco Aurélio e concelebrada pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, Padre Paulo Marcony. Também participou da celebração o diácono permanente Paulo Barcelos.

Vários moradores da localidade e familiares dos crismados, além de membros de outras comunidades paroquiais, participaram da Celebração Eucarística, que aconteceu sob uma tenda montada na área externa da casa de uma residente.

Celebraram o Sacramento da Crisma: Anésia Flávia Santos, Simone Dias Moura, Natiely Aparecida Santos Sales, Érica Paula da Silva e Gustavo Santos.

Durante a homilia, Dom Marco Aurélio destacou a importância da pessoa de Maria, desde os primórdios da Igreja, citando, por exemplo, que a primeira ação do Espírito Santo acontece no encontro de Maria com Isabel.

“Nossa Senhora é a arca da Nova Aliança. No Magnificat, ela se faz porta-voz dos pequenos, dos desprezados. Ela se faz porta-voz da Igreja. Esse caráter de representar toda a Igreja está muito presente no Apocalipse, onde se vê que o mal realmente tem poder, mas que esse poder é limitado. Maria é o exemplo, o modelo de seguimento. Como Maria, somos chamados a engrandecer o nome de Deus. A receber o Espírito Santo e seus sete dons. O Sacramento da Crisma é também um chamado à responsabilidade. Ao dizer seu sim ao Senhor, Maria assume viver para fazer a vontade do Pai. Ela assumiu e não sumiu! Ela jamais voltou atrás na sua fé, mesmo diante de Jesus crucificado. Maria sabia que não estava sozinha. Nenhum de nós está sozinho. O Senhor nos ama, mesmo na dor e nos momentos mais difíceis, Ele está sempre conosco!” – disse Dom Marco.

Ao final da Santa Missa, com muito bom humor e carinhosamente, instruiu-nos Dom Marco: “recebemos a bênção final de pé porque daqui já partimos para a missão”!

Liliene Dante

Abaixo, algumas fotos dos crismados. Outros registros da celebração na Comunidade Mandembo estão disponíveis na página da Paróquia Nossa Senhora da Saúde no Facebook.