Novena e quaresma de São Miguel Arcanjo

A novena de São Miguel pode ser feita em qualquer época do ano. No entanto, no mês de agosto, a proposta é iniciar a “Quaresma de São Miguel” – que vai do dia 15/08 até o dia 29/09 (Festa dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael). Também a quaresma pode ser realizada em outras épocas do ano, basta seguir as orientações.

 

História de São Miguel Arcanjo

Miguel significa “Quem como Deus?”. Foi ele que se colocou à frente dos Anjos fiéis a Deus contra Lúcifer, o chefe dos anjos rebeldes. Numa atitude de amor, fidelidade, entrega, São Miguel lutou em defesa da Autoridade do Único e Verdadeiro Deus e Senhor.

Os livros sagrados o apresentam como um dos mais eminentes espíritos celestiais. O profeta Daniel, por exemplo, dá a São Miguel o título de Príncipe dos Anjos e a Santa Igreja Católica o enumera entre os Arcanjos.

São Miguel é dotado de um espírito guerreiro, arauto de Deus e príncipe dos Exércitos Celestiais.

A arte cristã o representa com uma armadura brilhante, com lança e espada, vencendo o dragão infernal.

Numerosas são suas aparições registradas na história da Igreja. Seu nome é mencionado várias vezes no sacrifício da Santa Missa. No “Confiteor”, oração do rito penitencial, o padre invoca a intercessão de São Miguel junto de Deus. Sobre o incenso, na Missa solene é invocado seu nome. Após a consagração o sacerdote pede que São Miguel leve o santo sacrifício ao altar sublime de Deus.

No decorrer da história da Igreja, são mencionadas duas aparições de São Miguel: uma ao Papa Gelásio I, no Monte Gargano, na Itália. A festa dedicada a ele é a comemoração deste fato. Na outra, ele aparece ao Papa São Gregório, o Grande, quando uma peste se caiu sobre Roma. Na aparição, São Miguel coloca sua espada na bainha, marcando o fim da epidemia.

Quarenta dias com São Miguel

Todos os dias: acender uma vela abençoada em um pequeno altar com uma imagem ou uma figura/poster de São Miguel. Ao concluir as orações, aqui publicadas, apague a vela.

Rezar todos os dias durante a quaresma/novena:

Sinal da Cruz

Oração inicial: São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra a maldade e as ciladas do demônio! Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos; e vós, Príncipe da Milícia Celeste, pela virtude Divina, precipitai no inferno a satanás e a todos os espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.

Sacratíssimo Coração de Jesus, tende piedade de nós! (3x)

Ladainha de São Miguel

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai Celeste que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho Redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, Rainha dos Anjos, rogai por nós.
São Miguel, rogai por nós.
São Miguel, cheio da graça de Deus, rogai por nós.
São Miguel, perfeito adorador do Verbo Divino, o Santíssimo Sacramento, rogai por nós.
São Miguel, coroado de honra e de glória, rogai por nós.
São Miguel, poderosíssimo Príncipe dos exércitos do Senhor, rogai por nós.
São Miguel, porta e estandarte da Santíssima Trindade, rogai por nós.
São Miguel, guardião do Paraíso, rogai por nós.
São Miguel, guia e consolador do povo Israelita, rogai por nós.
São Miguel, esplendor e fortaleza da Igreja militante, rogai por nós.
São Miguel, honra e alegria da Igreja triunfante, rogai por nós.
São Miguel, luz dos Anjos, rogai por nós.
São Miguel, baluarte da verdadeira fé, rogai por nós.
São Miguel, força daqueles que combatem pelo estandarte da Cruz, rogai por nós.
São Miguel, luz e confiança das almas no último momento da vida, rogai por nós.
São Miguel, socorro muito certo, rogai por nós.
São Miguel, nosso auxílio em todas as adversidades, rogai por nós.
São Miguel, mensageiro da sentença eterna, rogai por nós.
São Miguel, consolador das almas do Purgatório, a quem o Senhor incumbiu de receber as almas depois da morte, rogai por nós.
São Miguel, nosso Príncipe, rogai por nós.
São Miguel, nosso Advogado, rogai por nós.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós, Senhor.
Jesus Cristo, ouvi-nos. Jesus Cristo, atendei-nos.
Rogai por nós, glorioso São Miguel, Príncipe da Igreja de Jesus Cristo, para que sejamos dignos das Suas promessas. Amém!

Rosário de São Miguel, dedicado a Nossa Senhora
(a cada saudação, rezar um Glória ao Pai, um Pai-Nosso e três Ave-Marias)

1ª Saudação: Santíssima Virgem e Mãe de Deus, Maria, nós Vos saudamos com São Miguel Arcanjo e todos os Serafins. Louvamos e bendizemos por aquele amor com que amastes a Deus mais que todas as criaturas e que mostrastes principalmente na amarga Paixão de Vosso amado Filho. Alcançai-nos um ardente coração adorador ao tão Sublime Sacramento!

2ª Saudação: Santíssima Virgem e Mãe de Deus, Maria, nós Vos saudamos com São Miguel Arcanjo e todos os Querubins. Louvamos e bendizemos pelo mais claro e brilhante conhecimento com que contemplais a Luz impenetrável da inescrutável Divindade. Alcançai também para as nossas almas o Espírito Santo, a fim de que sejamos conduzidos santamente e reconheçamos a Deus e a nós mesmos.

3ª Saudação: Santíssima Virgem e Mãe de Deus, Maria, nós Vos saudamos com São Miguel Arcanjo e todos os Tronos, porque sois um trono e um templo onde Deus reina para sempre com toda a complacência. Alcançai-nos a graça de uma santa tranquilidade e paz interior não sombreada pelo pecado ou por qualquer dúvida da consciência, e que nos conceda acesso livre na comunhão contínua com Deus.

4ª Saudação: Santíssima Virgem e Mãe de Deus, Maria, nós Vos saudamos com São Miguel Arcanjo e todos as Dominações e damo-Vos parabéns, porque sois Senhora do mundo e de Vós saiu a salvação do mundo. Alcançai que dominemos nossas más inclinações e imperfeições.

5ª Saudação: Santíssima Virgem e Mãe de Deus, Maria, nós Vos saudamos com São Miguel Arcanjo e todos os Poderes, porque a Vós é dado poder sobre todas as criaturas, no céu, na terra e também sobre os demônios aos quais sois terrível como exército bem ordenado, tanto que o Vosso Nome glorioso causa espanto a eles. Defendei-nos de suas perseguições na vida e na morte.

6ª Saudação: Santíssima Virgem e Mãe de Deus, Maria, nós Vos saudamos com São Miguel Arcanjo e todos os Principados, porque guardastes imaculada, em Vós, a imagem de Deus! Concedei que a guardemos, também em nós, imaculada do pecado!

7ª Saudação: Santíssima Virgem e Mãe de Deus, Maria, nós Vos saudamos com São Miguel Arcanjo e todos as Virtudes, porque sois cheia de todas as graças e virtudes. Fostes na terra unida a Deus mais do que qualquer criatura e, agora, gozais a Deus mais perfeitamente na eterna glória. Alcançai-nos sincera humildade, obediência, pobreza, castidade, santo fervor em nossa vocação e todas as outras virtudes.

8ª Saudação: Santíssima Virgem e Mãe de Deus, Maria, nós Vos saudamos com São Miguel Arcanjo e todos os Arcanjos, porque fostes mais agradável a Deus do que todas as criaturas. Alcançai-nos a graça de uma união íntima com Deus ao recebe-Lo na Santa Missa.

9ª Saudação: Santíssima Virgem e Mãe de Deus, Maria, nós Vos saudamos com São Miguel Arcanjo e todos os Coros dos Anjos e Santos, e damo-Vos graças por todo amor que tivestes a Deus na terra e no céu. Ó Virgem Maria, nossa esperança, alcançai-nos, por Vossa intercessão, a graça de vivermos e perseverarmos como verdadeiros e fiéis servos de Deus até a nossa morte. Amém!

Glorioso São Miguel Arcanjo

Príncipe das Milícias Celestes, defensor das almas, vencedor do demônio, Vós que estais junto da Glória de Deus, e depois de Nosso Senhor Jesus Cristo sois admirável Protetor nosso, dotado de sobre-humana excelência e fortaleza, dignai-Vos alcançar-nos de Deus que sejamos livres de toda a espécie de mal e ajudai-nos a ser fiéis cada dia ao serviço do nosso Deus. Rogai por nós, ó Bem-aventurado São Miguel. Príncipe da Igreja de Jesus Cristo. Para que sejamos dignos das promessas do mesmo Senhor.

Oremos: Onipotente e sempiterno Deus que, por prodígios da Vossa Bondade e Misericórdia, elegestes para Príncipe da Vossa Igreja o gloriosíssimo Arcanjo São Miguel, com o fim da comum salvação das almas, nós vos rogamos que nos façais dignos de sermos, por sua bendita proteção, libertos de todos os nossos inimigos, de sorte que nenhum deles possa nos molestar na hora da nossa morte, mas antes que nos seja dado que o mesmo Arcanjo nos conduza à presença da Vossa excelsa e divina Majestade.
Pelos merecimentos de Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém!

Oração final
Augusta Rainha dos Céus e Senhora dos Anjos

Vós que desde o princípio recebestes de Deus o poder e a missão de esmagar a cabeça de satanás, nós vos pedimos humildemente, enviai as Vossas Santas legiões para que elas, sob o Vosso poder e Vossas ordens, persigam os infernais espíritos, combatendo-os por toda a parte, confundam a sua audácia e os precipitem no abismo, Quem como Deus, ó boa e terna Mãe, enviai os Santos Anjos para nos defender e repelir para longe de nós o cruel inimigo. Santos Anjos e Arcanjos, defendei-nos e protegei-nos! Amém.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui