Durante o mês de maio, apresentaremos as várias denominações atribuídas a Nossa Senhora, de acordo com o local em que ela é venerada.
Não é difícil pensar como nasceu a devoção a Nossa Senhora, Mãe de Jesus e nossa Mãe. O forte amor que os primeiros discípulos a ela dedicavam passou a caracterizar também as demais gerações de cristãos, surgindo com o tempo diversos títulos marianos, associados a diferentes características da Mãe de Deus e a fatos de sua vida. Assim surgiram os dogmas: Maternidade Divina, Imaculada Conceição, Virgindade Perpétua e Assunção; as devoções relacionadas a momentos fortes de sua vida: Anunciação, Natividade, Desterro, Apresentação, Visitação, Dores, entre outros; devoções ligadas a traços da sua personalidade e dons: Auxiliadora, Alegria, Piedade, Graças, Glória, Imaculado Coração, entre outros; títulos ligados a santuários e imagens especiais: Aparecida, Candelária, Lapa, Loreto, Penha, entre outros; títulos provenientes de aparições, momentos fortes de manifestação de seu amor à humanidade: Fátima, Guadalupe, Salette, Lourdes, Medjugorje, entre outros. (Fonte Paulus Editora )
Nossa Senhora do Trabalho
Você sabia que Nossa Senhora do Trabalho é o título de Maria que simboliza a devoção do trabalhador?
O dia de Nossa Senhora do Trabalho se comemora no dia 1º de maio em alguns lugares, como em Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Relembra a devoção de todo trabalhador a Nossa Senhora por ser aquela que sempre abençoa os trabalhos.
Esta devoção foi criada pelo Beato Guanella, fundador de duas congregações: Servos da Caridade e Filhas de Santa Maria da Providência.
A sua oração é utilizada por desempregados que precisam arrumar um emprego ou que querem fazer este pedido para alguém.
Salve Virgem Maria, nossa querida mãe e padroeira!
Somo filhos, nos dirigimos a Vós com toda a confiança, implorando a Vossa benção, de modo especial pelos nossos trabalhadores, por todos aqueles que labutam no dia-a-dia para conseguir o sustento da própria família. Concedei-nos, nós Vos pedimos, que este labor seja dignificante, de modo a favorecer vossos filhos.
Que haja muita consciência da nobreza do trabalho e que nenhum de nossos irmãos seja explorado pela ganância de riquezas. Abençoai, ó Virgem do trabalho, nossa sociedade, nossas famílias e a cada um de nós.
Que saibamos sempre honrar-vos neste Vosso Santuário como filhos devotos e obedientes. Intercedei, junto ao Vosso Filho Jesus, concedendo-nos autênticas vocações sacerdotais e religiosas e a perseverança final. Assim seja. Amém!
Fonte: A12 Redação