Nomeação de Bispos para o Brasil

Foto de Ranyel Paula em Cathopic

O Papa Francisco nomeou novos bispos para as Dioceses de São José do Rio Preto (SP) e de Novo Hamburgo (RS)

 

Na quarta-feira, (19/01), o Papa Francisco nomeou novos bispos para São José do Rio Preto, no Estado de São Paulo, e Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul.

Para a Diocese de São José do Rio Preto foi nomeado Dom Antônio Emídio Vilar, S.D.B., transferindo-o da sede de São João da Boa Vista onde se encontrava desde 2016.  Enquanto que o novo bispo de Novo Hamburgo é Dom João Francisco Salm, até agora Bispo de Tubarão (SC).

Dom Antônio Emídio Vilar

Dom Antônio Emídio Vilar S.D.B., o novo bispo de São José do Rio Preto nasceu em 14 de novembro de 1957 em Guardinha, Diocese de Guaxupé, Minas Gerais. Em 31 de janeiro de 1976 emitiu sua profissão religiosa na Sociedade Salesiana de São João Bosco e foi ordenado sacerdote em 9 de agosto de 1986.  Em 23 de julho de 2008 foi nomeado Bispo de São Luiz de Cáceres e foi ordenado em 27 de setembro de 2008. Dentro da Conferência Episcopal dos Bispos do Brasil ele foi Vice-Presidente da Regional Oeste 2 e Membro da Comissão de Juventude da CNBB. Em 28 de setembro de 2016, foi nomeado Bispo de São João da Boa Vista.

Dom João Francisco Salm

Também na quarta-feira (19) o Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da Diocese de Novo Hamburgo (RS) apresentada por Dom Zeno Hastenteufel nomeando como novo bispo Dom João Francisco Salm, proveniente da Sede de Tubarão (SC).

Dom João Francisco Salm nasceu em 11 de outubro de 1952 em São Pedro de Alcântara, na Arquidiocese Metropolitana de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina. Em 30 de julho de 1979 foi ordenado sacerdote e incardinado na Arquidiocese Metropolitana de Florianópolis.

Em 26 de setembro de 2012 foi nomeado Bispo de Tubarão e ordenado em 24 de novembro do mesmo ano. Dentro da Conferência Episcopal dos Bispos do Brasil, ele é presidente da Comissão Pastoral Episcopal de Ministérios Ordenados e Vida Consagrada e Membro do Conselho Permanente.

Fonte: Vatican News

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui