Não se entende Natal sem fé

Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos

Por Frei Clarêncio Neotti

 

Maria soubera, na hora da Anunciação, que sua parenta, já idosa, iria ter criança (Lc 1,36). O Arcanjo lhe dera a notícia como uma prova de que para Deus nada é impossível e, portanto, ela, Maria, não tivesse a menor dúvida a respeito da concepção divina acontecida. A visita a Isabel (uma viagem de 150km que levava dois a três dias) tem, então, duas finalidades práticas: uma a de ajudar Isabel nos trabalhos domésticos nos três últimos meses da gravidez e fazer-lhe companhia; outra, a de buscar a certeza do sinal, a certeza de sua vocação para mãe do Messias.

Não que Maria duvidasse de Deus e da encarnação milagrosa de Jesus. Mas a busca da certeza, da verdade faz parte da condição humana, porque a fé madura não dispensa provas e razões. Isabel elogia a fé no cumprimento das palavras do Senhor (v. 45). Esse espírito de fé – que não dispensa as razões e os sinais da verdade – é uma das condições para bem se receber a chegada de Jesus no Natal.

Não se entende Natal sem fé. Vira dia feriado. Vira dia de se dormir até mais tarde. Vira dia de praia. Vira dia de cartões postais a amigos. O Natal de Jesus é antes de tudo um dia de fé na pessoa e na missão divina de Jesus. Maria e Isabel, mulheres agraciadas, mas de comportamento normal, são-nos propostas hoje como modelo da criatura diante do mistério da Encarnação e do Natal: respeitoso acolhimento tanto do Senhor que vem, quanto de quem no-lo traz e de quem o sabe presente. O Natal é a festa do acolhimento.

Fonte: Franciscanos


FREI CLARÊNCIO NEOTTI, OFMentrou na Ordem Franciscana no dia 23 de dezembro de 1954. Durante 20 anos, trabalhou na Editora Vozes, em Petrópolis. É membro fundador da União dos Editores Franciscanos e vigário paroquial no Santuário do Divino Espírito Santo (ES). Escritor e jornalista, é autor de vários livros e este comentário é do livro “Ministério da Palavra – Comentários aos Evangelhos dominicais e Festivos”, da Editora Santuário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui