Não dá mais! Reflexão – 21º Domingo do Tempo Comum

Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos

Por Frei Gustavo Medella

“Vocês também querem ir embora”? Vontade de sumir, largar tudo, jogar para o alto. “Não dá mais!” Quem nunca sentiu? Quase sempre este sentimento brota em ocasiões de crise, conflito, carência e desencontro. Momento em que o ser humano se vê sem forças para seguir lutando, em que o fio da esperança está prestes a se romper. Jesus percebia também que, entre os discípulos, à medida que as exigências da missão se tornavam mais severas, tais pensamentos também ganhavam força e encontravam espaço. “Qual o sentido de tudo que temos feito? Como esta história vai terminar? Que garantias nós temos?”, certamente eram questões tratadas nos bastidores desta primeira comunidade primitiva.

Perceber que, mesmo estando face a face com o Filho de Deus, o Messias, aqueles homens também tiveram seus momentos de dúvida e fraqueza, não deixa de ser um alento para quem, dois mil anos depois, escolhe seguir este mesmo caminho inspirado por Jesus. A dúvida, o medo e a incerteza não devem ter a última palavra sobre a comunidade de fé, mas não deixam de ser importantes, pois representam um chamado à humildade, à conversão e a um discernimento constante.

É importante para o caminheiro da fé de vez em quando se perguntar por que razões ele segue caminhando. É chance de retornar ao amor primeiro, ao encanto inicial. É oportunidade ímpar de fazer a mesma experiência de Pedro que, mesmo diante de todas as provações experimentadas, encontra novamente a força para dizer: “Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna”.

Fonte: Franciscanos.org.br

FREI GUSTAVO MEDELLA, OFM, é o atual Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores em 2010 e foi ordenado presbítero em 2 de julho de 2011.