Seja bem-vindo(a) em nosso site oficial . Itabira (MG), 26 de novembro de 2025

26/11 Notícias em Geral Na Turquia, milhares de jovens rezarão pela paz com Leão XIV
Compartilhar

Dom Vartan Kazandjian, administrador eparquial da Arquieparquia de Istambul dos armênios e coordenador local da Viagem Apostólica de Leão XIV, revelou alguns pormenores organizacionais da visita aos meios de comunicação do Vaticano: “Mais de 120 jovens, homens e mulheres, inscreveram-se na celebração com o objectivo de trabalhar pela paz. Queremos que a celebração se torne um momento fundador de um movimento juvenil pela paz.”

Robert Attarian – Cidade do Vaticano

“Não pensávamos que conseguiríamos preencher todos os 4.000 lugares da Arena. Agora que o Papa está prestes a chegar, lamentamos não termos um espaço maior! O Pontífice, assim, irá encontrar milhares de pessoas reunidas à sua volta para cantar pela paz no mundo”.

Com estas palavras, dom Vartan Kirakos Kazanjian, administrador eparquial da Arquieparquia de Istambul dos armênios, antecipou aos meios de comunicação do Vaticano alguns pormenores da organização da primeira Viagem Apostólica do Papa Leão XIV à Turquia, de 27 a 30 de novembro, e, em particular, da Missa marcada para sábado, dia 29, na Volkswagen Arena de Istambul, que contará com a presença entusiasta de milhares de fiéis, sobretudo jovens.

Arcebispo Kazanjian, o senhor é o coordenador da Viagem Apostólica do Papa Leão XIV, que visitará a Turquia em poucos dias. Como será a acolhida ao Papa?

Receberemos o Papa com muita alegria, certamente com muita organização. Tanto as igrejas quanto as autoridades locais fizeram todo o possível para garantir uma calorosa recepção. Estamos muito felizes por esta ser a primeira visita apostólica e por ser uma visita ecumênica. É uma alegria ter nosso pai, o líder de nossa Igreja, como o maior embaixador, a maior voz pela paz no mundo hoje. Esperamos que dará muitos frutos.

Entre os muitos eventos do Santo Padre, um em particular está agendado para 28 de novembro: uma visita a Iznik, onde haverá um encontro ecumênico de oração para comemorar o 1700º aniversário do Concílio de Niceia. Poderia nos antecipar algo sobre este encontro?

Este encontro será, antes de mais, um encontro de oração. Participarão vinte representantes de vinte comunidades cristãs, começando pelo Santo Padre, que representará a Igreja Católica. Depois, estará a maior Igreja local, a Igreja Greco-Ortodoxa, o Patriarcado Greco-Ortodoxo, e depois a Igreja Siro-Ortodoxa, os Patriarcados de Antioquia e Alexandria, e várias comunidades evangélicas e protestantes. A oração terá lugar sobre uma plataforma no Lago Iznik, no local da cidade de Niceia, para onde o imperador havia convidado todos os bispos.

Outro encontro ecumênico está agendado para o domingo, 30 de novembro, com Sua Santidade Bartolomeu I no Patriarcado Ecumênico, e uma visita ao Patriarcado Armênio Apostólico da Turquia.

O Santo Padre iniciará o domingo com uma visita ao Patriarcado Armênio de Istambul, onde se encontrará com Sua Beatitude o Patriarca Sahak II Mashalian, como representante também do Catholicos de Etchmiadzin, Karekin II. Este encontro terá a duração de meia hora, após a qual o Pontífice se deslocará para o Patriarcado Grego de Fanar. Leão XIV participará na Divina Eucaristia celebrada pelo Patriarca Bartolomeu I por ocasião da Festa de Santo André. Um almoço seguirá a celebração e, após o Santo Padre partirá de Istambul para o Líbano, a segunda etapa da sua viagem.

Em relação à Missa na Volkswagen Arena, que obviamente reunirá todo o mundo cristão católico em uma celebração em torno do Santo Padre. O que o senhor poderia nos dizer?

Esta Missa, como em todas as Viagens Apostólicas, representa um ponto focal no qual o Santo Padre se encontra com a comunidade local e celebra com ela. Portanto, a comitiva papal e as autoridades das igrejas locais estarão presentes, especialmente as autoridades católicas. Um detalhe importante, se me permite dizer, será a presença de jovens, que se reuniram para encontrar este “homem da paz” que vem trazer uma mensagem de paz para o mundo inteiro. Por enquanto, temos 120 jovens voluntários que se inscreveram com o objetivo específico de trabalhar pela paz. Estamos conversando com seus líderes para que a Missa não marque o fim de seu serviço. Planejamos fazer desta celebração um momento fundador para um movimento juvenil pela paz. Outro detalhe é o grande coral, que será composto por 250 pessoas de todas as minorias em Istambul: católicos e não católicos, mas todos cristãos. Imigrantes de longa data em Istambul também participarão, nomeadamente os armênios apostólicos e os armênios católicos, que formarão um único coro para cantar hinos armênios em conjunto. Um pequeno coro siro-católico também estará presente, cantando melodias e hinos tradicionais específicos da Igreja Siro-Católica. Por fim, um coro caldeu apresentará seus hinos tradicionais, e outro grande coro de 110 pessoas cantará em todos os idiomas e acompanhará a celebração da Missa no rito latino.

Vatican News
Imagem Capa: Vatican Media