Mutirão de Confissões atende mais de 500 pessoas

O Mutirão de Confissões, que aconteceu na quinta-feira, 4 de abril, atraiu centenas de fiéis. Mesmo começando às 14h, até por volta das 22h algumas pessoas estavam sendo atendidas.

O último mutirão da Quaresma, realizado em Itabira, aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Saúde. Sete padres atenderam os fiéis no Salão Paroquial e nas salas de confissão da Matriz. Foram eles, Pe. Flávio Assis, Pe. Paulo Marcony, Pe. Márcio Soares, Pe. João Batista, Pe. Edson Gonçalves, Pe. Ueliton Neves e Pe. Anderson Teixeira.

O mutirão objetiva atender um maior número de fiéis já em preparação para a Páscoa. Conforme preconizado pela Igreja Católica, em seus cinco mandamentos, é necessário “confessar-se ao menos uma vez por ano” e “comungar ao menos pela Páscoa da ressurreição”.

A confissão individual é indispensável para o católico. A absolvição dos pecados graves só pode ser concedida mediante o total arrependimento do cristão e através da confissão ao sacerdote.

O ideal é que cada pessoa, tomada pela consciência dos seus pecados, confessasse com regularidade para que, assim, livre do pecado, pudesse comungar do Corpo e Sangue de Jesus Cristo. No entanto, uma vez que muitos fiéis ainda não assimilaram a real importância deste Sacramento, a Igreja orienta que seja feita pelo menos esta confissão anual, para que se possa participar dignamente do banquete Pascal.

Vale lembrar que qualquer pessoa que esteja sob pecado grave não pode comungar. Esta atitude é um sacrilégio contra nosso Senhor Jesus Cristo presente na Sagrada Eucaristia.

Ao longo de todo o dia, muitas pessoas passaram pela Capela do Santíssimo, local onde, tradicionalmente, às quintas-feiras, acontece adoração. Vários fiéis aproveitaram este momento como uma preparação para a confissão.