Sacramento da Penitência e da Reconciliação (CIC 1422 a 1424)
«Aqueles que se aproximam do sacramento da Penitência obtêm da misericórdia de Deus o perdão da ofensa a Ele feita e, ao mesmo tempo, são reconciliados com a Igreja, que tinham ferido com o seu pecado, a qual, pela caridade, exemplo e oração, trabalha pela sua conversão»
É chamado sacramento da conversão, porque realiza sacramentalmente o apelo de Jesus à conversão e o esforço de regressar à casa do Pai da qual o pecador se afastou pelo pecado.
É chamado sacramento da Penitência, porque consagra uma caminhada pessoal e eclesial de conversão, de arrependimento e de satisfação por parte do cristão pecador.
É chamado sacramento da confissão, porque o reconhecimento, a confissão dos pecados perante o sacerdote é um elemento essencial deste sacramento. Num sentido profundo, este sacramento é também uma «confissão», reconhecimento e louvor da santidade de Deus e da sua misericórdia para com o homem pecador.
E chamado sacramento do perdão, porque, pela absolvição sacramental do sacerdote. Deus concede ao penitente «o perdão e a paz».
E chamado sacramento da Reconciliação, porque dá ao pecador o amor de Deus que reconcilia: «Deixai-vos reconciliar com Deus» (2 Cor 5, 20). Aquele que vive do amor misericordioso de Deus está pronto para responder ao apelo do Senhor: «Vai primeiro reconciliar-te com teu irmão» (Mt 5, 24).
A Quaresma é o tempo propício para a conversão. Neste caminho de 40 dias, ao atravessar o deserto pessoal rumo à Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o cristão é também convidado e incentivado a se reconciliar com Deus e com os irmãos.
Na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, além do atendimento regular às quintas (das 8h30 às 11h30) e sextas (8h30 às 11h30 / 15h às 17h) na Igreja Matriz, haverá nesta quinta-feira, 17/03, um Mutirão de Confissões.
Vários sacerdotes estarão atendendo nas três comunidades paroquiais. Confira os horários e participe. O atendimento será feito por ordem de chegada.
Comunidade Nossa Senhora da Conceição
Na Igreja, das 16h às 19h
Comunidade Nossa Senhora de Fátima
Na Igreja, das 16h às 19h
Comunidade Matriz Nossa Senhora da Saúde
No salão paroquial, das 17h às 21h