Muitos terrenos num só coração

Por Frei Gustavo Medella

No meio do cenário complexo e multifacetado deixado pela pandemia, a Igreja segue sua missão, entre erros e acertos, ao modo dos muitos tipos de terreno onde o Semeador semeia sua mensagem.

Todo mundo é terreno. E, dentro de cada coração, estes diferentes tipos de terra não estão perfeitamente delimitados, mas coabitam no mundo interior de cada pessoa e de cada comunidade. O importante é abrir-se à ação de Deus e deixar-se cuidar pela sua Palavra a fim de que o bom terreno seja expansivo e vá expandindo seus limites com a iniciativa generosa de Deus e a colaboração dos que abraçam o seu Projeto. Entre posts, lives, vídeos, tweets, textos, blogs e todos os outros recursos do mundo virtual que ganham relevância concreta e real, percebem-se diferentes modos de se tentar fazer crescer e frutificar a semente do Evangelho.

A beira do caminho é o terreno da dispersão, da falta de tempo para a escuta, da oferta de soluções rápidas e simplistas para problemas complexos e profundos. É o terreno das frases de efeito muitas vezes baseadas em preconceitos e ilusões. É o lugar da ideia delirante, por exemplo durante a pandemia, de que pela fé o crente estaria imunizado contra o coronavírus, Ilusão perigosa e destrutiva.

O terreno pedregoso é o campo da superficialidade, do intimismo barato e vaidoso apresentado por líderes religiosos que apostam na multiplicação de palavras, nos gritos e na histeria. Superficialidade estéril e enganadora.

O terreno espinhoso é o lugar da vaidade. Neste terreno, Deus e os santos servem de palco para um verdadeiro desfile egocêntrico e vaidoso de quem ainda não conseguiu superar a tentação do brilho e do poder. Multiplicam-se novenas, momentos de cura e milagres aos quais as pessoas recorrem no desespero de terem suas feridas curadas. A semente transformadora da Palavra morre sufocada diante do culto a si mesmo e de um personalismo que não conduz o povo à maturidade. Vaidade ingênua e desagregadora.

O terreno bom, graças a Deus, ele existe e em quantidade generosa, é o lugar da consciência, da solidariedade e da comunhão. É o ambiente onde o diálogo e a partilha dos dons, dos talentos e dos bens estão presentes no coração e nas mãos da comunidade. É neste tipo de terra que as pessoas crescem e se encantam com a possibilidade de produzirem frutos maduros para o mundo e para a sociedade. É lugar de trabalho intenso e empenhado pela causa Reino, pela vida para todos, onde cada um pensa no todo e percebe que as dores mais profundas são curadas quando cada um se esquece um pouco de si para acudir a dor do outro.

Fonte: Franciscanos

FREI GUSTAVO MEDELLA, OFM, é o atual Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores em 2010 e foi ordenado presbítero em 2 de julho de 2011.