Por Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)
“Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20).
Estamos no mês de outubro, que é o mês do Rosário e das Missões. A missão sempre esteve no cerne da Igreja. Jesus foi missionário durante a sua vida pública e depois envia os discípulos em missão para que continuassem aqui na terra aquilo que Ele instaurou. No dia de Pentecostes, com a vinda do Espírito Santo os discípulos de Jesus saem em missão por todo o mundo no alvorecer da Igreja.
Todo batizado é chamado a ser discípulo missionário de Jesus anunciando o Reino de Deus e sendo aqui na terra sacerdote, profeta e rei. Ao ser missionário, o discípulo de Jesus é chamado a reconfortar os doentes, animar os desanimados e levar a paz onde há guerra.
Maria acompanha os missionários em sua missão. Ela esteve presente com os discípulos quando Jesus sopra sobre eles o Espírito Santo e os acompanha na missão. A missão se faz com Maria e com oração, por isso, além de ser o mês missionário é o mês do Rosário. Sem a oração, a missão não se sustenta.
No último dia 1º de outubro, celebramos a memória litúrgica de Santa Terezinha do Menino Jesus, a padroeira das missões. Por mais que ela não saísse em missão, pois vivia enclausurada no Mosteiro Carmelita, ela rezava incessantemente pela Igreja e por seus ministros. Santa Terezinha acompanhava a missão, através da oração.
A cada ano, a Pontifícias Obras Missionárias (POM) prepara um lema e um tema para mês missionário: o tema escolhido para esse ano é: Jesus Cristo é Missão; e o lema: “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20). A missão do discípulo é anunciar aquilo que ouviu do mestre. Os discípulos continuaram anunciando as alegrias do Reino de Deus a todas as pessoas e assim continua até hoje.
Aquilo que ouvimos da Palavra de Deus na celebração Eucarística devemos colocar em prática no nosso dia a dia. Transmitindo aquela palavra que ouvimos na Igreja para aqueles que ficaram em casa e que se encontram desanimados. A missa em si significa missão e ao final da missa, quando o padre diz: “ide em paz e que o Senhor vos acompanhe”, inicia a nossa missão, de anunciar o reino de Deus para aqueles que ficaram em casa e não puderam ir à Igreja.
O Papa Francisco nos convida a sermos uma Igreja em saída, ou seja, somos chamados a ir ao encontro daqueles que foram batizados e não procuram mais a Igreja. Temos que ir ao encontro das ovelhas, sobretudo daquelas que se perderam. Não podemos ficar apenas na sacristia e esperando que as pessoas venham buscar o sacramento, mas tem que estar sempre em saída.
A Igreja tem que sempre estar em estado permanente de missão. A ação missionária não pode ocorrer somente em outubro, que é o mês missionário, mas deve acontecer sempre, todos os dias do ano. Em outubro, devemos despertar a consciência das pessoas para que ao decorrer do ano sejamos sempre missionários.
“Neste tempo de pandemia, perante a tentação de mascarar e justificar a indiferença e a apatia em nome de um distanciamento social saudável, a missão de compaixão é urgentemente necessária por sua capacidade de fazer desse distanciamento recomendável uma oportunidade de encontro, cuidado e promoção.” (Mensagem do Papa Francisco)
Esta é uma parte da mensagem do Papa Francisco, por ocasião da Campanha Missionária desse ano. Que essas palavras do Santo Padre nos inspirem a levar o rosto misericordioso de Deus àqueles que se encontram em momentos de aflição. Levemos o conforto da Palavra de Deus para todas as pessoas que se encontram desanimadas e deprimidas.
As paróquias podem aproveitar esse tempo e durante o mês missionário e entrar nas casas das pessoas por meio da internet, transmitindo missas, círculos bíblicos e rezando o terço. Essa é uma oportunidade de construirmos o Reino de Deus aqui na terra e estreitarmos os laços. De uma maneira ou de outra, seremos uma Igreja em saída e cumpriremos aquilo que o Papa Francisco nos pede.
Vivamos com intensidade esse mês missionário, anunciando com alegria o Reino de Deus. Que Nossa Senhora Aparecida caminhe conosco em nossa ação missionária, já que no dia 12 de outubro celebraremos a sua solenidade.
Fonte: CNBB