Missa no Santuário de Aparecida abre oficialmente o Mês da Bíblia na Igreja no Brasil

O mês da Bíblia, celebrado em setembro na Igreja no Brasil, terá início com uma celebração presidida no dia 1º de setembro, às 12h, por dom Leomar Antônio Brustolin, presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo. A missa, que será transmitida na TV Aparecida, no canal do Youtube da CNBB (@cnbbnacional) e portal A12 (PortalA12), encerrará também a programação da Romaria Nacional de Catequistas, que acontece desde o dia 30 de agosto.

A Igreja no Brasil instituiu o Mês da Bíblia a partir da urgência de anunciar a Palavra de Deus e a beleza de fazer ecoar no coração dos ouvintes a Palavra que renova e impulsiona à missão. À luz do Concílio Vaticano II, o Mês da Bíblia foi criado para mobilizar o aprofundamento e a vivência da palavra, através de um itinerário com a Palavra com um tema específico para cada ano.

O presidente da Comissão, dom Leomar Antônio Brustolin, salienta que a celebração do Mês da Bíblia, em todo o Brasil, é expressão de sinodalidade. “Cada comunidade, a seu modo, unida às outras no propósito comum de tornar a Palavra de Deus conhecida, rezada, meditada e, principalmente, anunciada pelo testemunho autêntico de tantos fiéis comprometidos e encantados pela Escritura”, diz.

Livro de Ezequiel

Em 2024, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB convida as comunidades a refletirem sobre o Livro de Ezequiel iluminadas pelo lema “Porei em vós meu espírito e vivereis” (cf. Ez 37,14). Para isso, são oferecidos como materiais de apoio o texto-base e um livreto com encontros bíblicos.

Dom Leomar afirma que, ao refletir sobre o testemunho do profeta Ezequiel, pode-se responder ao convite feito pelo Papa Francisco à preparação para o Jubileu 2025. “O convite para que sejamos peregrinos de esperança nos faz ser como Ezequiel: arautos da esperança em meio àqueles que, porventura, possam ter se esquecido de Deus ou perdido o seu caminho”.

“Espero que este Mês da Bíblia possa ser mais um marco na caminhada evangelizadora e missionária de nossa comunidade, fazendo brilhar a luz da Palavra de Deus, que convida à esperança e ensina a direção para voltar a Deus, experimentando suas maravilhas já sinalizadas por nós”, finalizou dom Leomar.

Para além do texto-base, que traz reflexões e um contexto histórico e panorâmico do Livro de Ezequiel, a Comissão também elaborou encontros bíblicos, com cinco encontros, que permitem um contato profundo e orante com a Palavra de Deus contida no livro, sempre a partir do método da lectio divina.

“A estrutura dos encontros busca oferecer ao grupo não um espaço de discussão ou de aprendizado intelectual, mas de escuta profunda do Senhor e contemplação de sua Palavra, que nos permite discernir novas direções e nos convida à conversão”, explica dom Leomar.

Os materiais estão disponíveis no site da Edições CNBB.

Programação para 2024

Para além da celebração de abertura do Mês da Bíblia, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB realiza o Seminário Bíblico para Animadores do Mês da Bíblia. A formação acontece de modo on-line, de 9 a 11 de setembro, às 19h30, e será transmitida pelas redes sociais da CNBB (@cnbbnacional); Catequese do Brasil (@catequesedobrasil) e Edições CNBB.

No dia 9 a temática a ser abordada será “A esperança a partir do livro de Ezequiel”, com o professor e doutor Fábio Siqueira. Na terça-feira, 10 de setembro, a temática a ser estudada será “A glória do Senhor a partir de Ezequiel”, com a professora e doutora Maria de Lourdes Lima. No último dia, 11, a temática será sobre “A conversão ecológica a partir de Ezequiel”, com o professor e doutor Matthias Grenzer.

Fonte: CNBB – por Larissa Carvalho