O terceiro domingo do Mês Vocacional é dedicado as orações para a Vocação da Vida Consagrada, homens e mulheres que renunciam as suas particularidades para vivenciar a missão do serviço da humanidade, seja ela educacional, catequética ou assistencial.
“(…) enquanto a vida do mundo procura acumular, a vida consagrada deixa as riquezas que passam, para abraçar Aquele que permanece” (Papa Francisco)
Ao comemorar a vida consagrada, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), depois da experiência da I Semana Nacional da Vida Consagrada em 2020, preparou uma nova programação para 2021, de 15 a 21 de agosto, e convida cada regional e congregação religiosa a realizarem ações para marcar este momento.
O tema “Cristo nos salva e nos envia” e o lema “Quem escuta minha palavra possui a vida eterna” seguem a proposta da Igreja do Brasil para o mês vocacional.
A celebração de abertura nacional da Semana da Vida Consagrada acontecerá no dia 15 de agosto, às 10h, no Santuário Santo Antônio, em Brasília (DF). A missa será presidida pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella. O momento poderá ser acompanhado pelo Facebook e Youtube da CRB Nacional.
Segundo a irmã Maristela Ganassini, da Comissão organizadora, a Semana Nacional da Vida Consagrada terá como objetivos animar e fortalecer ainda mais a missão e a vida dos consagrados e consagradas presentes no Brasil. “Uma intensa programação, lives de formação, lives para conhecer a vida monástica, celebrações e missa de abertura compõem todo esse momento para ser vivenciado”, disse.