Mianmar, Ucrânia e Camarões nas orações do Papa

Imagem : reprodução / Papa Francisco -Angelus - Matera Vatican News (Vatican Media)

Dia Mundial do Migrante: o apelo do Papa por um futuro mais inclusivo e fraterno

Desde o início da guerra, Francisco fala com frequência sobre a martirizada população ucraniana. Neste domingo, acrescentou dois apelos por Mianmar e Camarões.

Ao final da missa celebrada em Matera, por ocasião do encerramento do Congresso Eucarístico nacional, o Papa rezou o Angelus com os fiéis presentes no estádio municipal da cidade. Antes da oração mariana, agradeceu pelo acolhimento recebido e a todos que organizaram e participaram do evento.

À Virgem Maria, Mulher eucarística, o Pontífice confiou o caminho da Igreja na Itália e invocou a sua materna intercessão pelos necessitados mais urgentes do mundo. De modo especial, citou Mianmar, Ucrânia e Camarões:

A respeito de Mianmar, recordou que há mais de dois anos o país sofre com graves confrontos armados e violências, que causaram muitas vítimas e deslocados. “Esta semana, chegou-me o grito de dor pela morte de crianças numa escola bombardeada. Parece que virou moda atacar escolas. Que o grito destes pequenos não permaneça inaudito! Essas tragédias não devem acontecer!”, exortou.

Desde o início da guerra, a Ucrânia é sempre lembrada pelo Papa: “Maria, Rainha da Paz, conforte o povo ucraniano e obtenha aos líderes das Nações a força de vontade para encontrar imediatamente iniciativas eficazes que conduzam ao fim da guerra”.

Por fim, Francisco se uniu ao apelo dos Bispos de Camarões pela libertação de oito pessoas sequestradas na Diocese de Mamfe, entre os quais cinco sacerdotes e uma religiosa. “Rezo por eles e pelas populações da província eclesiástica de Bamenda: o Senhor doe paz aos corações e à vida social daquele querido país.”

Bianca Fraccalvieri – Vatican News

“Comprometemo-nos todos em construir um futuro mais inclusivo e fraterno”, foi o apelo do Papa ao final do Angelus deste domingo, Dia Mundial do Migrante e do Refugiado.

Neste domingo, a Igreja celebra o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, sobre o tema “Construir o futuro com os migrantes e os refugiados”. A data foi recordada pelo Papa Francisco ao final da missa celebrada em Matera por ocasião do encerramento do Congresso Eucarístico Nacional.

“Renovemos o compromisso para edificar o futuro segundo o desígnio de Deus: um futuro em que cada pessoa encontre o seu lugar e seja respeitada; em que os migrantes, os refugiados, os deslocados e as vítimas do tráfico humano possam viver em paz e com dignidade. Para que o Reino de Deus se realize com eles, sem excluídos.”

Em seu apelo, o Pontífice recordou que é também graças aos migrantes que as comunidades podem crescer em nível social, econômico, cultural e espiritual; e a compartilha das diversas tradições é fonte de enriquecimento para o Povo de Deus.

“Comprometemo-nos todos em construir um futuro mais inclusivo e fraterno!”

“Os migrantes devem ser acolhidos, acompanhados, promovidos e integrados”, concluiu o Papa.

Vatican News