Mês da Bíblia

Foto: Exe Lobaiza em Cathopic

Por Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

“Porei em vós meu espírito e vivereis” (cf. Ez 37,14)

A Igreja na sua milenar sabedoria pastoral utiliza alguns meses ao longo do ano litúrgico para dedicar a celebrações especiais para animar a vida de fé de todos os fiéis. Como, por exemplo, o mês de maio que é o mês mariano, agosto que é o mês vocacional, setembro que é o mês da Bíblia, outubro que é o mês do Rosário e das missões, esses são meses temáticos, e, além de entre fevereiro, março e abril celebrarmos Quaresma e Páscoa, e entre novembro e dezembro Advento e Natal, nesse caso como formulação litúrgica.

A Igreja usa de sabedoria e numa sequência de eventos litúrgicos anima a vida de todos os fiéis. Todos os batizados são chamados por Deus à serem “sal na terra e luz no mundo”, e ainda, sacerdotes, profetas e reis, isso se sucederá a partir da participação ativa na liturgia.

Após termos rezado por todas as vocações ao longo do mês de agosto, em setembro somos chamados a dar uma maior atenção a Palavra de Deus. Não, que nos outros meses não devemos dar atenção, mas em especial no mês de setembro. O mês de setembro é dedicado à Palavra de Deus porque no dia 30 de setembro celebramos a memória litúrgica de São Jerônimo tradutor da Bíblia do grego e hebraico para o latim e grande comentarista das Sagradas Escrituras.

Ao longo deste mês as paróquias podem colocar a Palavra de Deus em destaque próximo ao ambão da Palavra, ou em algum lugar próximo ao altar. Em nossa casa também somos convidados a tirar a Bíblia da estante e colocá-la em um local de destaque. Além disso, podemos reservar um momento do dia, ou pela manhã ou a noite para meditar a Palavra de Deus em família, e seria muito bom aumentar o número de círculos bíblicos no território paroquial.

Infelizmente as famílias perderam o costume de rezar juntos e de meditar a Palavra de Deus, devido a correria do dia a dia acabam não se encontrando e não tendo tempo para rezar. Além de outras distrações como, por exemplo, televisão, internet, video game, dentre outros. Quem sabe podemos criar um hábito em casa, pela manhã ou à noite de meditar a Palavra de Deus, pode ser até o Evangelho preparado para aquele dia. Ler umas duas vezes e tirar daquela Palavra lida uma mensagem.

A Palavra de Deus deve ser o nosso alimento diário, devemos nos alimentar da Palavra e pedir ao Espírito Santo a luz necessária para seguir a Palavra que meditamos. Se nos alimentarmos diariamente da Palavra direcionaremos o nosso caminho somente para as coisas boas e ficaremos longe do pecado. A Palavra nos aponta o caminho certo, a palavra de Deus é luz que ilumina o nosso caminho, e a Palavra de Deus nos conduz para a Eucaristia.

Quando a Igreja dedica um mês para uma ocasião especial, é porque normalmente naquele mês é celebrada a festa litúrgica de algum santo idealizador ou protetor daquela causa. Em setembro celebramos a memória de São Jerônimo no dia 30, conforme dissemos.

O tema deste mês é o Livro do Profeta Ezequiel e lema para este ano de 2024 é: “Porei em vós meu espírito e vivereis” (cf. Ez 37,14). Vivemos tempos difíceis, é necessário deixar que o Senhor nos alcance com o seu Espirito Santo. O Espírito Santo nos torna pessoas novas e nos capacita para anunciar a Palavra do Senhor para os demais irmãos. Esse mesmo Espírito Santo nos da sabedoria e inteligência para entendermos a Palavra que meditamos.

Através do batismo o Senhor nos torna novas criaturas, somos lavados e purificados do pecado e inebriados pelo Espírito Santo. Ao longo da nossa vida somos chamados a viver segundo o Espírito, pois o Espírito Santo nos conduz à Deus. O Espírito Santo consagra a Eucaristia e perdoa os pecados, conduz e guia a Igreja, e ajuda cada fiel a testemunhar Jesus Cristo. Quando vacilamos na fé peçamos ao Espírito Santo que nos anime. Por isso, peçamos ao Senhor que derrame sobre nós o Espírito Santo para que tenhamos forças para viver e anunciar o Evangelho.

Como proposta para esse mês da Bíblia, as comunidades podem se reunir e fazer círculos bíblicos e juntos meditarem a Palavra de Deus. Isso pode ocorrer na Igreja, ou nas casas das pessoas da comunidade, chamando os vizinhos e amigos para participar desse momento e assim o Reino de Deus estará acontecendo e se expandindo. A Palavra de Deus precisa ser anunciada aos quatro cantos da terra.

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), todos os anos prepara um subsídio com um livro específico da Palavra de Deus para ajudar o povo de Deus a conhecer o livro e também meditar durante o mês da Bíblia e realizar esses círculos bíblicos. Esse ano o livro escolhido é de Ezequiel, e o lema para esse mês da Bíblia é tirado do capítulo trinta e sete desse livro: “Porei em vós meu espírito e vivereis” (cf. Ez 37,14).

O Presidente da Comissão, dom Leomar Antônio Brustolin, diz que a celebração do mês da Bíblia no Brasil é expressão da sinodalidade. Cada comunidade se reúne, medita a palavra de Deus e reza por suas necessidades e pelas necessidades da Igreja.

Estudemos a Palavra de Deus ao longo desse mês de setembro, converse com o seu pároco e forme os círculos bíblicos para estudar o livro de Ezequiel. Além, de meditar a Palavra em casa com sua família, colocando a Bíblia em destaque, para que ela ilumine a sua vida e a de sua família. Amém.