Membros do CPP se reúnem pela primeira vez após início da pandemia

Desde março, membros do Conselho Pastoral Paroquial tiveram as reuniões suspensas após a adoção das medidas de isolamento impostas pelo novo coronavírus.

Após a divulgação do Plano de retomada de atividades presenciais pelas pastorais e movimentos eclesiais da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, o Conselho da Paróquia Nossa Senhora da Saúde se reuniu no fim da tarde de quarta-feira, 7/10, para discutir e encaminhar as novas implementações de retomada gradativa das atividades.

O encontro obedeceu a todos os critérios e recomendações sanitárias como uso de álcool gel e máscaras, sendo realizado no salão paroquial, cujo espaço permite o adequado distanciamento entre as pessoas.

Na abertura, dirigida pelo pároco, Padre Paulo Marcony, além da oração inicial e proclamação do Evangelho do dia, houve um significativo momento de partilha em que os membros presentes puderam expressar as diferentes vivências e impactos da pandemia na realidade diária e nos mecanismos ativos da paróquia.

Constaram na pauta, as discussões sobre os novos planos de retomada das atividades e da ação pastoral e evangelizadora da Diocese, os protocolos de segurança a serem observados pelas pastorais e movimentos que poderão retomar a caminhada, entre outros.

Neste primeiro momento, apenas atividades essenciais consideradas mais urgentes serão retomadas pelas comunidades, como a catequese de batismo e a preparação dos casais que desejam celebrar o Sacramento do Matrimônio. Mesmo assim, todas as medidas de segurança em relação ao Covid-19 devem ser observadas.

A catequese das crianças e adolescentes permanecem sem os encontros presenciais. A IVCA – Iniciação à Vida Cristã de Adultos -, também manterá os encontros apenas virtualmente.

A retomada das atividades de grupos, como terço dos homens e das mulheres, está condicionada às normas sanitárias na prevenção do Covid-19. Portanto, só estão autorizadas a volta nas comunidades que tiverem como cumprir todo o protocolo de segurança.

Outros movimentos, como da Mãe Peregrina e grupos de reflexão, já manifestaram a impossibilidade do retorno.

As informações e encaminhamentos do CPP serão repassados às comunidades paroquiais por meio do Conselho Pastoral Comunitário (CPC) – a partir dos quais serão implementados, conforme realidade e possibilidade de cada comunidade, os mecanismos de retomada de algumas atividades.