Membros do Apostolado da Oração celebram os 175 anos do movimento

Na noite de terça-feira, 3/12, dezenas de zeladores do Apostolado da Oração, da Região Pastoral I da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, participaram da Santa Missa na Matriz Nossa Senhora da Saúde – em celebração aos 175 anos de surgimento do movimento no mundo.

A Missa foi presidida pelo Vigário Episcopal do Regional I, padre Flávio Assis, também pároco da Paróquia da Saúde. Ele destacou a importância do Apostolado e da fidelidade dos membros às suas diretrizes/estatutos. Os zeladores, que têm uma especial devoção ao Sagrado Coração de Jesus, rezam diariamente pelas intenções do Papa. Durante a homilia, padre Flávio ressaltou: “Contemplar Jesus é o grande motivo da nossa alegria. Ao celebrarmos os 175 anos do Apostolado, que possamos acolher os planos de Deus”.

Após a Santa Missa, os fiéis se reuniram para um lanche partilhado.

História do Apostolado

A origem do Apostolado da Oração, hoje também conhecido como Rede Mundial de Oração do Papa, remonta a meados do século XIX. Foi em 1844, na cidade francesa de Valls, em um Seminário da Companhia de Jesus (jesuítas), na Festa de São Francisco Xavier, que os primeiros passos foram dados.

Os jovens jesuítas, inquietos com os testemunhos missionários vindos da Índia e África, atentos aos relados que retratavam as necessidades e desafios dos lugares de missões, desejavam ir logo para o “trabalho em campo”.

Foi o padre Francisco Xavier Gautrelet que os aconselhou a, primeiro, concluir a formação, seguindo posteriormente para a missão. E lhes fez uma proposta: um movimento de oração pessoal e comunitária a partir do qual ofereceriam diariamente a vida pela missão da Igreja. Passado algum tempo, esta iniciativa de oferecimento diário e revisão de vida começa a render frutos também nas comunidades próximas onde os jovens seminaristas atuavam. A partir de então, o padre Francisco nomeia o movimento, que passa a ser chamado de Apostolado da Oração.

Em 1846, o Apostolado foi aprovado pelo Bispo de Le Puy e em 1849, conseguiu a aprovação e as primeiras indulgências do Papa Pio IX, sendo estendido a toda a Igreja.

Na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, os membros do Apostolado da Oração se reúnem na Comunidade Matriz.