MEDIDAS PREVENTIVAS ADICIONAIS

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem!

Em virtude da pandemia do coronavírus no mundo e do avanço dos registros de casos confirmados no Brasil, a Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano adotou várias medidas preventivas para evitar a propagação do vírus.

Em nossa Paróquia, tais medidas já foram adotadas, entre elas:

• distribuição da Sagrada Eucaristia: os fiéis estão recebendo apenas nas mãos;
  • não estamos mais partilhando o abraço da paz e nem rezando o Pai Nosso de mãos dadas;
  • à higienização das mãos dos ministros extraordinários da Sagrada Eucaristia, além do sabão e água, também foi acrescentado o álcool gel;
  • janelas e portas estão ficando completamente abertas para garantir uma melhor circulação do ar.

Peço a todos a compreensão para este momento tão difícil vivido por nossa Igreja no mundo e, sobretudo, para outras mudanças que se fazem necessárias nas comunidades de nossa Paróquia. Em função de algumas particularidades, também adotaremos as seguintes medidas, por tempo indeterminado:

• suspenderemos o uso do óleo abençoado na Santa Missa e Novena Perpétua em honra a Nossa Senhora da Saúde, todo dia 15;
  • nas missas com crianças, também foi retirado o tradicional abraço da paz das crianças com o padre;
  • nas quintas-feiras de adoração ao Santíssimo Sacramento, a adoração não será mais realizada nas capelas e sim no corpo da igreja, com o ostensório sobre o altar, evitando aglomerações em espaços menores,
  • os ventiladores estarão sempre ligados durante as celebrações.

Outras orientações podem ser acrescidas conforme o avanço da doença no Brasil e recomendações do Ministério da Saúde.

Sejamos cautelosos pelo bem de todos e, em plena comunhão com nosso bispo Dom Marco Aurélio Gubiotti e com o Papa Francisco, estejamos unidos em oração.

Que o Senhor nos abençoe e nos mova internamente para assumir o compromisso de respeitar e preservar o sagrado dom da vida.

Padre Paulo Marcony Duarte Simões

Pároco/ Paróquia Nossa Senhora da Saúde