Maria, honrada por centenas de fiéis na festa da padroeira

Foram dez dias de bênçãos e graças derramadas sobre os fiéis. A confissão comunitária marcou o início das celebrações em honra a Nossa Senhora da Saúde, no dia 8 de agosto. A novena, iniciada no dia 9, levou centenas de pessoas à Matriz. Todos os dias foram abordados temas relacionados à família. Mesmo com as celebrações festivas sendo realizadas à noite, muitos pais levaram seus filhos.

Tradicionalmente, a festa começa com uma procissão com a bandeira. Sempre acompanhada por um grupo de marujos – este ano, pela marujada Nossa Senhora do Rosário. É uma alegria à parte, contagiante. Ao som de uma fé enraizada na cultura popular. A bandeira, levantada em frente à Matriz, ali permanece até o último dia quando é acolhida por outra família de festeiros.

É uma honra ter Maria como padroeira. Em cada face é possível ver a emoção e a devoção. Sopros de graças enchem as celebrações e não há nada mais significativo do que ver o seu Filho presente em todas as missas, sendo adorado na Sagrada Eucaristia.

Maria, aquela que foi escolhida pelo Senhor para gerar seu Filho Unigênito, a bem-aventura, é também uma fonte inesgotável de doçura maternal e modelo de fé nas promessas de Deus. Como bem afirmou o pároco Flávio Assis, Maria foi orientada na fé pelos pais Joaquim e Ana, acolheu primeiro a Palavra dentro de si, depois, o próprio Verbo Encarnado.

A ela, milhões de pessoas no mundo inteiro, elevam suas orações e súplicas. A intercessora dos oprimidos, dos marginalizados, dos excluídos. Aquela que, aos pés de Jesus na cruz, soube acolher até o último instante a vontade do Pai. Tocada pela graça que vem do alto, Maria sempre demonstrou ter o que tanto pedimos ao Mestre que nos dê: um coração manso e humilde.

A Festa da Padroeira venera Maria em uma das suas muitas faces. Aqui, carinhosamente chamada de Mãe da Saúde. Talvez, por isso mesmo, as celebrações sempre atraiam uma multidão de fiéis que confiam na intercessão da Mãe para a cura dos males físicos e espirituais.

Toda a comunidade se envolveu. Além dos preparativos diários para as missas, uma mobilização significativa para a parte social, com as barraquinha todos os dias. A novidade deste ano, foi a pescaria para as crianças.

No encerramento da festa, dezenas de pessoas participaram da procissão. Moradores da rua Dr. José de Grisolia, no bairro Pará, prepararam o caminho por onde passaria a imagem de Nossa Senhora da Saúde. Pequenos altares, muitos balões azuis e brancos, numa clara demonstração de que Maria merece sim todo este carinho.

Na Matriz, centenas de fiéis aguardavam a chegada da procissão. Uma igreja iluminada, abençoada pela graça da fé. Esta que move e orienta as pessoas em busca do Caminho, da Verdade e da Vida. E Deus sempre caminha com seu povo – tal como nas promessas do Velho Testamento e nas quais Maria depositou sua própria fé para que nela, tais promessas, pudessem ser realizadas.

No ventre de Maria, o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Para a nossa alegria, para a nossa redenção.

O último gesto de carinho pela Mãe veio dos pequeninos, os preferidos do Senhor. Dezenas de crianças homenagearam Maria na Matriz da Saúde, com cantos e um belíssimo terço gigante feito com balões. Tudo preparado com zelo pela Escola Major Lage.

Da primeira capelinha em honra a Nossa Senhora da Saúde, erguida em Itabira em 1813, até os dias atuais, já passaram dois séculos. E ainda que os novos anos cheguem, mais do que uma tradição de 200 anos, festejar a padroeira é também um ato de fé Naquele que escolheu Maria para gerar, cuidar, educar e amar o nosso Salvador.

Viva Maria! Louvado seja seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo! – para sempre seja louvado!

Assessoria

As fotos da Novena e Festa em honra da Padroeira estão disponíveis na página da Paróquia no facebook. Acesse: https://www.facebook.com/pnssitabira/