Lideranças/coordenadores discutem o novo Plano da Ação Evangelizadora e Pastoral da Diocese de Itabira

“Coragem! Levanta-te. Ele te chama.” (Mc 10,49)

Com esta motivação, a Paróquia Nossa Senhora da Saúde deu o primeiro passo rumo aos trabalhos que serão desenvolvidos em toda a Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano nos próximos 4 anos.

Na manhã de sábado, 23 de janeiro, coordenadores e lideranças das comunidades, movimentos, pastorais e serviços da Paróquia, além do pároco, Padre Paulo Marcony, participaram de uma formação com a Equipe Paroquial de Assessoria Pastoral (Epap).

O novo Plano da Ação Evangelizadora e Pastoral é fruto das várias discussões e reflexões partilhadas pelas pequenas comunidades eclesiais, pelas paróquias e regionais da diocese.

Sempre atenta aos clamores do povo de Deus confiado à esta Igreja Particular, as prioridades Pastorais Sociais/Meio Ambiente e Juventudes foram as escolhidas como norteadoras da nossa caminhada a partir deste ano.

Em função da pandemia, e na impossibilidade de encontros presenciais, a formação foi ministrada de forma on-line – numa primeira experiência também para os membros da Epap que têm procurado se adaptar aos novos tempos e tecnologias.

Entre os apontamentos levantados durante a formação, coordenadores e lideranças foram convidados, juntamente com os membros de suas pastorais, conselhos, movimentos etc., a fazerem, nesta primeira etapa, um levantamento das demandas socioambientais e juventudes nas comunidades. Através das particularidades de cada uma, serão traçadas as linhas de trabalho para as prioridades contempladas no plano: Pastorais Sociais/Meio Ambiente e Juventudes.

As prioridades estão alicerçadas nos quatro pilares da comunidade eclesial: Pilar da Palavra (valorização da Palavra de Deus), Pilar do Pão (valorização da liturgia e espiritualidade), Pilar da Caridade (valorização do serviço à vida plena) e Pilar da Missão (batizados e enviados).

As comunidades paroquiais (Nossa Senhora da Saúde, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora de Fátima) discutirão as demandas comunitárias, nas linhas das prioridades diocesanas, a partir dos CPC’s (Conselhos Pastorais Comunitários). Uma vez concluída esta etapa, serão discutidos os mecanismos de ação a serem adotados pela paróquia.

A Epap estará acompanhando as fases de desenvolvimento do plano com reuniões periódicas, nas quais serão levantadas as dificuldades, bem como as experiências de êxito, e troca de experiências para uma efetiva implantação e desenvolvimento continuado da Ação Evangelizadora e Pastoral em nossa paróquia.