Livro retrata a vida e obra do fundador da Comunidade Canção Nova.
Foi lançado no final do ano passado o livro “O Padre: História de Vida de Jonas Abib”, pela editora Canção Nova. O lançamento ocorreu na sede da comunidade em Cachoeira Paulista, em São Paulo, coincidindo com o primeiro ano de morte do padre, também conhecido como monsenhor Jonas.
O livro, escrito pelo casal de jornalistas Dimas Kusch e Renata Carraro, retrata em suas 544 páginas a vida e a trajetória de Abib e de uma das comunidades católicas mais conhecidas no mundo, a Canção Nova.
Dividida em duas partes, a biografia traz relatos de familiares, amigos e membros da comunidade que o padre fundou no ano de 1978 e que hoje está presente em todos os continentes. De acordo com Dimas, as histórias sobre monsenhor eram inesgotáveis:
“Lemos muito. A apuração das informações demorou bastante. Tivemos entrevistas com as irmãs, o irmão e com o próprio monsenhor. Às vezes, do hospital, ele respondia nossas perguntas”, afirma.
A obra começou a ser escrita no início de 2022 com o apoio e aprovação do padre Jonas, que mesmo debilitado, permitiu total acesso a vários documentos da comunidade Canção Nova.
“Para ele não era um livro sobre sua vida, e sim, sobre um serviço para a causa do evangelho”, relata Dimas. “Daqui a 50 anos esse livro ainda será um livro histórico devido ao seu conteúdo”.
O prefácio da obra foi escrito pelo cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, que conta ainda com imagens raras e uma linha do tempo com os momentos mais significativos e importantes na vida do padre, tanto como homem e religioso.
“O processo de contar uma história é uma jornada pessoal. Nos colocamos como um instrumento, com o nosso dom da comunicação. Temos a impressão de que Monsenhor Jonas está feliz no céu”, relata Renata.
Izabel Fidelis