Jesus se recusa a dar um “spoiler”

Foto: webandi em Pixabay

Por Frei Gustavo Medella

Em tempo de séries de sucesso levadas ao ar na TV, e mais na internet, ninguém gosta de receber um spoiler. Segundo a explicação do site significados.com.br, “Spoiler tem origem no verbo spoil, que significa estragar, é um termo de origem inglesa. Spoiler é quando alguma fonte de informação, como um site, ou um amigo, revela informações sobre o conteúdo de algum livro, ou filme, sem que a pessoa tenha visto”. Normalmente são informações estratégicas equivalentes à ação de se contar o fim do filme antes que a pessoa possa vê-lo. Sendo assim, faz perder a graça da experiência de quem deseja acompanhar a história em todo o seu desenrolar, com início, meio e fim.

No Evangelho deste 1º Domingo do Advento (Mt 24,37-44), Jesus nega-se a dar um spoiler àqueles que estavam curiosos para saber sobre quando seria a “vinda do Filho do Homem”. Diz o Mestre: “Portanto, ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor” (Mt 24,42). Agindo desta maneira, Jesus não deseja se prevalecer sobre os seus por conta de uma informação privilegiada. Segundo Santo Efrém, diácono de doutor da Igreja, do Século IV, “Ele quis ocultar-nos isto para que permaneçamos vigilantes, e para que cada um de nós possa pensar que esse acontecimento sobrevirá sobre a sua vida”. Diante desta salutar incerteza, a única garantia quem nos oferece é a fé, pela qual, acreditamos que o fim desta história será bonito de se ver e de se viver.

Com este espírito de vigilância busquemos mais uma vez caminhar neste Advento que se inicia. Certos de que o Senhor, que mora no “ponto mais alto das montanhas” (Cf. Is 2,2), se dispõe a montar sua tenda entre nós. Afinal, “já é hora de despertar” (Rm 13,11b).

Fonte: Franciscanos

FREI GUSTAVO MEDELLA, OFM, é o atual Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores em 2010 e foi ordenado presbítero em 2 de julho de 2011.