Jesus e o Gênio da lâmpada

Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos

Por Frei Gustavo Medella

 

Pelo menos no meu tempo, era muito conhecida a história do “Gênio da Lâmpada” que, quando despertado de seu sono, concedia àquele que o despertou o privilégio de fazer três pedidos. E essa possibilidade é que mexia com nossos sonhos infantis: o que pedir? Como aproveitar da melhor maneira esta oportunidade? Um carro de luxo, uma mansão à beira-mar, a possibilidade de voar como o super-homem?

Jesus não é o gênio da lâmpada mas, no Evangelho deste 17º Domingo do Tempo Comum, garante aos discípulos: “Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto” (Lc 11,9). Faz lembrar, de certa na maneira, as promessas do lendário gênio.

No entanto, antes de oferecer estas garantias aos seus, o Mestre ensina-os a pedir, na oração do Pai-Nosso.

O que pedir?
– O Reino – Modo de organizar a vida e as relações de acordo com os sonhos de Deus, onde a justiça, o respeito e a partilha sejam realidade permanente.

– O Pão – Alimento corporal, combustível da vida física, necessidade fundamental de uma existência digna.

– O Perdão – Condição dos relacionamentos saudáveis, possibilidade de recomeços, experiência da bondade e da generosidade que o ser humano pode e deve fazer diante de seus limites e dos limites dos outros.

Como pedir?
– Com confiança e humildade

Em favor de quem pedir?
– Não somente para si, mas para todos (Pai NOSSO).

Seguindo as instruções de Jesus, o discípulo sente-se realizado e percebe que a felicidade capaz e preencher sua vida de sentido não passa por luxos, bens e caprichos, mas pela certeza de sentir-se amado por Deus e chamado a distribuir gratuitamente este amor.

Fonte: Franciscanos


FREI GUSTAVO MEDELLA, OFM, é o atual Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores em 2011 e foi ordenado presbítero em 2 de julho de 2011.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui