Jesus: Aquele que vai ao encontro das ovelhas

Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos.” (Lc 10,3)

Toda a história da vida de Jesus encarnado é um chamado à reflexão. É no seu exemplo que o cristão deve pautar a própria caminhada. A partir deste chamado, que chega a cada um de maneira única, o Senhor, através da Pessoa do Cristo, nos envia a ser discípulos, mensageiros do Evangelho.

Assim é que, muito prontamente, nossa Igreja tem procurado imitar os passos de Jesus que, na sua trajetória, foi um grande peregrino. Não é à toa que o Papa Francisco tem insistido em uma “Igreja em Saída” e que o próprio Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, faz questão de manter firme o mesmo discurso. Aqui, não se trata apenas de uma questão de obediência, mas sobretudo de assumir para si a responsabilidade real do que é ser discípulo, enviado.

Se Jesus ia ao encontro das ovelhas, por que nós, corpo da sua Igreja, não o faríamos?

Desde o ano passado, a Paróquia Nossa Senhora da Saúde tem abraçado esta ideia: a de promover uma Igreja em Saída. Além das atividades regulares dos Ministros Extraordinários da Eucaristia, que levam Jesus Eucarístico aos enfermos e também a Palavra, fonte de consolo, conforto e sabedoria, o projeto “Missa em Família” aponta novos rumos para esta Igreja fora do templo.

Com o propósito de “ir ao encontro”, a primeira experiência do Missa em Família aconteceu no bairro 14 de Fevereiro. A iniciativa foi acolhida pelos moradores que celebraram, ali mesmo, na rua, a Santa Missa.

Deste primeiro passo, outros foram dados em diferentes localidades da circunscrição eclesiástica da Paróquia. A segunda edição foi no Esplanada da Estação e contou com a participação expressiva de várias famílias que residem em um condomínio deste bairro. Em 2018, a última missa celebrada do projeto aconteceu na Escola Major Lage, no bairro Pará, e culminou com o encerramento da novena de Natal com participação de vários grupos.

Fotos: da esquerda para a direita, Missa em Família nos bairros 14 de Fevereiro, Esplanada da Estação e Pará (Escola Major Lage)

Em função da apertada agenda paroquial, em 2019, a “Missa em Família” foi retomada no sábado, 6 de julho. Desta vez, o Parque da Água Santa foi o local escolhido para reunir os fiéis, sobretudo aqueles que, por motivos vários, não conseguem participar do banquete eucarístico no templo.

Ao findar do dia, já com o anúncio do frio que assolaria a noite, ao lado “das águas santas” do Parque e com uma iluminação pálida, a comunidade de fé se reuniu em torno da mesa do sacrifício. Todo mundo juntinho, de olhos voltados para o altar, ouvidos atentos às proclamações, numa clara demonstração de que ninguém saiu de casa por conveniência ou hábito. Quem estava ali foi ao encontro Daquele Jesus que vai ao encontro das suas ovelhas.

O Evangelho do dia (Lc 10,1-12.17-20) não poderia ser mais adequado: “O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. E dizia-lhes: ‘A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos’.”

O padre Flávio Assis, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde e defensor fervoroso do projeto “Missa em Família”, tão claramente disse durante a homilia: “Nossa vida de fé deve levar ânimo aos irmãos. O que nos basta é o Evangelho, aquilo que Jesus nos ensina. Quando temos clareza disso, sabemos muito bem qual é o melhor caminho. Este Jesus que enviou os discípulos é o mesmo Jesus que nos envia hoje. Que os nossos pés possam caminhar neste caminho do Cristo. Que nós andemos com a certeza de que nossos nomes estão escritos no céu”.

Assessoria de Comunicação

Clique na imagem para vê-la ampliada – Fotos do Projeto Missa em Família no Parque da Água Santa