IVCA – somos convidados a ser sal da terra e luz do mundo

“Brilhe do mesmo modo a vossa luz diante dos homens, para que, vendo as vossas boas obras, eles glorifiquem vosso Pai que está nos céus” – Mt 5,16.

Você já fez a experiência de fechar os olhos e mergulhar na “cena” do Sermão da Montanha? Visualizar Jesus ali, diante de uma multidão sedenta, alimentando-os com palavras? E não quaisquer palavras: mas com palavras de salvação, de vida eterna.

Os primeiros discípulos aprenderam diretamente com o Cristo. Beberam e se alimentaram dos ensinamentos ali mesmo, “nas montanhas”, nas sinagogas, “às mesas”, ou apenas sentados ao lado de Jesus, dividindo algum momento de descontração e alegria que o Mestre também vivenciou.

Apesar de não ser mais assim que o Mestre caminha conosco, Ele sempre será a presença real de Deus-Pai nesta nossa caminhada de fé. Ele sempre será a tradução e a síntese mais perfeita e completa do amor de Deus pela humanidade.

O Convite

Da mesma maneira que Jesus chamou os discípulos para O seguirem, ainda hoje Ele refaz diariamente o convite: “vem e segue-me!” (Mt 19,21).

A Palavra de Deus é e continuará sendo atual. E até que se estabeleça o Reino, ela deve ser proclamada a “todas as criaturas”, como a Boa Notícia que atrai para Si: “Ninguém pode vir a mim a menos que o Pai, o qual me enviou, o atrair” (Jo 6,44).

É a este convite que muitos têm dito sim! E o mais bonito: sem a “barreira” da idade.

O mergulho na Iniciação à Vida Cristã de Adultos

“Trouxeram-lhe então um cego, rogando que ele o tocasse. Tomando o cego pela mão, levou-o para fora do povoado e, cuspindo-lhe nos olhos e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe: ‘Percebes alguma coisa?’ E ele, começando a ver, disse: ‘Vejo as pessoas como se fossem árvores andando’. Em seguida, ele colocou novamente as mãos sobre os olhos do cego, que viu distintamente e ficou restabelecido e podia ver tudo nitidamente e de longe” (Mc 8,22-25).

A Iniciação à Vida Cristã de Adultos (IVCA) é um arriscar-se a mergulhar no convite feito por Jesus. Mas, se em outros tempos os primeiros discípulos foram orientados pelo próprio Mestre, hoje são os discípulos da atualidade, como os introdutores na IVCA, que exercendo o dever cristão de anunciar a Boa Nova, devem conduzir o “cego” até Jesus. Tomar cada catecúmeno/catequizando pela mão, e a partir da realidade e experiências pessoais de cada um deles, promover o encontro com o Mestre. A conversão é obra de Cristo, mas a cada um de nós, cabe apresentá-Lo ao próximo.

Na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, desde 2017, a Comunidade Matriz acolheu a proposta e as diretrizes da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano para esta ‘catequese’ individualizada que tem atraído cada vez mais pessoas e de várias comunidades paroquiais de Itabira.

De lá para cá, cerca de 30 pessoas já celebraram os sacramentos da iniciação à vida cristã. No próximo dia 29 de março, outras 37 também se preparam para celebrar.

A graça do Pai, do Filho e do Espírito Santo no penúltimo encontrão

No salão comunitário da Matriz Nossa Senhora da Saúde, a porta principal não é estreita. O convite para entrar é renovado mensalmente nos encontros da IVCA. Toda primeira quarta-feira do mês, catecúmenos/catequizandos e introdutores se reúnem para a partilha da Palavra e das experiências.

No penúltimo encontrão, todos foram recepcionados por um alegre grupo de jovens e pela belíssima imagem de um terço gigante, com uma vela acesa para cada conta da Ave Maria e um buquê de flores para as contas do Pai Nosso. A imagem da Sagrada Família e do crucifixo completaram o terço que reluziu durante todo o encontro. Maria também estava lá, com o sempre carinho maternal, intercedendo por nós.

O encontro foi preparado por alguém que, em 2018, começou a caminhada no catecumenato e, ao conclui-la, decidiu ficar com o grupo, tornando-se um introdutor: André Luiz dos Santos. Assim como ele, outras 4 pessoas que celebraram os sacramentos da iniciação no início do ano passado, caminham agora promovendo o encontro dos novos catecúmenos com Jesus. “Só quem já foi órfão” sabe o valor de um encontro pessoal com Cristo.

A graça de Deus é derramada sobre aqueles que se abrem para recebê-la e aceitam a missão de ser sal da terra e luz do mundo. A leitura (Mt 5,13-16) do 11º encontro não poderia ser mais apropriada para aqueles que se preparam para receber os sacramentos. Quatro deles serão batizados no dia 21 de março e, junto com os demais iniciandos, celebrarão a Eucaristia e a Crisma no domingo, 29/03.

Embora não tenha sido uma despedida, quando nos aproximamos do final de uma etapa, a emoção ocupa seu espaço dentro de cada um. E ver os jovens numa adesão tão bonita e sincera ao mandamento do amor e à missão do anúncio, tendo em Maria a intercessora e aquela que nos toma pela mão para nos levar até Jesus, é mesmo de emocionar.

No grupo da IVCA da Comunidade Matriz há pessoas das mais variadas idades. Alguns já são pais e mães que, chamados pelo Espírito Santo, ousaram disser sim – apesar da rotina, das dificuldades em sair de casa, driblar os horários de trabalho, tirar um tempo para se dedicar à “catequese”. Outro tanto, são jovens que, indiferentes aos apelos do mundo, escolheram seguir o caminho proposto pelo Cristo.

A IVCA é só uma primeira etapa de uma escolha e de um sim que, espera-se, seja para toda a vida.

Nesta caminhada, o que podemos ofertar aos que vão celebrar os sacramentos no próximo 29 de março? Fazemos aqui o nosso convite: orem por eles, por cada catecúmeno/catequizando que vai passar pela porta estreita. Orem para que eles não desanimem; orem para que tenham a fé fortalecida; orem para que eles se permitam ser guiados e direcionados pelo Espírito de Deus.

 

Liliene Dante

 

Abaixo, seguem os nomes de todos aqueles que percorrem a caminhada da IVCA nesta terceira turma. Escolha um deles e o coloque em suas orações. Adote em suas preces um dos nossos “meninos e meninas”.

Catequizandos/catecúmenos da Terceira Turma da IVCA da Comunidade Matriz – adote-os em suas orações!

  1. Alexia
  2. Ana Cláudia
  3. Ana Flávia
  4. Arthur
  5. Bruna
  6. Dafne
  7. Diego
  8. Edson
  9. Emilly
  10. Fabiano
  11. Fábio
  12. Gabriel
  13. Gerson
  14. Girlene
  15. Gustavo
  16. Hebert
  17. Isabela
  18. Jefferson
  19. Júlia
  20. João
  21. Júlio
  22. Kamyli
  23. Kenedy
  24. Letícia
  25. Lucas
  26. Luiz Henrique
  27. Maria Fernanda
  28. Mateus
  29. Rayane
  30. Robert
  31. Rodrigo
  32. Rosilene
  33. Samuel
  34. Sara
  35. Sônia
  36. Tasyla
  37. Thiago

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui