Decoração natalina ficará exposta na Praça São Pedro até o dia 9 de janeiro do ano que vem, quando se encerra o tempo do Natal.
Desde ontem, sexta-feira (10/12), os visitantes e fiéis que passarem pela Praça São Pedro, no Vaticano, poderão apreciar a beleza da tradicional decoração natalina na Praça mais famosa da cristandade. O presépio e a árvore de Natal foram oficialmente inaugurados em uma cerimônia realizada, devido à chuva, na Sala Paulo VI, com início às 17h, hora local.
O evento, faltando duas semanas para o Natal, foi presidido pelo presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, arcebispo Fernando Vérgez Alzaga. Também presentes delegações oficiais dos locais de origem do presépio e da árvore.
O majestoso abeto ou pinheiro (Picea abies), de cerca de 28 metros de altura e 8 toneladas de peso, já estava na praça deste o dia 23 de novembro. A árvore oriunda de cultivo sustentável é da lçocalidade de Andalo, no Trentino, e foi decorada com ornamentos esféricos de madeira. Além disso, também conta com iluminação de LED de baixo consumo energético.
Já o presépio é composto por mais de 30 peças e foi criado por cinco renomados artistas de Huancavelica, no Peru. As estátuas do Menino Jesus, da Virgem Maria, de São José, dos Três Reis Magos e dos pastores foram feitas em tamanho natural a partir de materiais como cerâmica, madeira de maguey (agave) e fibra de vidro.
O presépio artístico, que quer recordar os 200 anos da independência do Peru, é formado por imagens que retratam algumas partes da vida dos habitantes dos Andes e estão vestidas com trajes típicos de Chopcca. A estátua de Jesus, por exemplo, terá a aparência de uma criança “Hilipuska”, assim chamada porque está envolta em um cobertor típico de Huancavelica e amarrada com um “chumpi” ou cinto trançado.
Na manhã desta sexta-feira as delegações que organizaram a decoração foram recebidas em audiência pelo Papa Francisco para a apresentação oficial dos presentes. O presépio e a árvore da Praça de São Pedro ficarão expostos até o domingo, dia 9 de janeiro de 2022, festa do Batismo do Senhor, que encerra o período de Natal.
Fonte: Vatican News