Igreja Nossa Senhora da Saúde recebe Moção de Aplauso

Na tarde de terça-feira, 20/11, o pároco Flávio Assis, acompanhado de membros da comunidade da Matriz da Saúde, esteve na Câmara Municipal de Itabira para receber a Moção de Aplauso pelos 170 anos da primeira edificação da Igreja.

O vereador Jovelindo de Oliveira Gomes (PTC) requereu a moção em outubro deste ano e no dia 30/10 ela foi aprovada por unanimidade. Jovelindo é membro atuante em várias comunidades católicas de Itabira. É Ministro da Eucaristia e da Palavra. Como vicentino, destacou os serviços prestados pela Sociedade de São Vicente de Paulo através da Paróquia da Saúde.

O vereador ainda ressaltou o importante trabalho de evangelização e compromisso social da Igreja Nossa Senhora da Saúde ao longo de tantos anos, sendo uma significativa referência em nossa cidade.

Para o padre Flávio Assis, que está à frente da Paróquia há 7 anos, a comunidade se destaca em várias áreas assumindo importantes compromissos com o próximo por meio das pastorais.

Algumas pastorais, lembrou o pároco, atuam diretamente no acolhimento, por exemplo, de famílias enlutadas, levando esperança, cuidado e alento em momentos tão difíceis. Assim como outras que servem nos trabalhos de ação de graças, nas pastorais que imprimem em cada um o “selo da vida”.

Padre Flávio fez um balanço positivo da comunidade da Matriz. No entanto, mostrando-se completamente integrado aos movimentos da Igreja Católica no mundo, disse que ainda é preciso melhorar o atendimento às pessoas mais necessitadas.

História

A Moção de Aplauso aprovada pela Câmara é um reconhecimento pelos 170 anos de atuação da Igreja junto à comunidade itabirana.

A primeira edificação data de 1813 – quando foi construída uma capela sob a invocação de Nossa Senhora da Saúde, ainda no início do povoamento de Itabira, por iniciativa dos primeiros moradores da região onde está localizada, Bento Joaquim do Amaral e João Salgado.

Em 1823, iniciou-se a construção da atual edificação que só veio a ser concluída em 1848 com a ajuda do então presidente da Câmara Municipal, Carlos Cassemiro de Andrade.

Nestes mais de 170 anos, levando-se em conta que a primeira capela data de 1813, vários padres estiveram à frente da Igreja. De 1827, ano em que foi nomeado o primeiro vigário para Itabira, até os dias atuais, foram 21 padres. Até 1946, vigários nomeados para a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário a qual pertencia a Igreja da Saúde. A partir de 1947, párocos nomeados para a recém criada Paróquia Nossa Senhora da Saúde. Bispos foram 12. Os 7 primeiros quando a Igreja pertencia à Arquidiocese de Mariana e desde 1965, os bispos nomeados para a Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano.

A Igreja Nossa Senhora da Saúde possui ativas 21 pastorais e movimentos que atuam diretamente em suas atividades.

Atividades regulares:

Missa: todos os dias

De segunda a sexta – 19h

Sábado – 19h30

Domingo – 7h30, 10h e 19h30

Terço das Mulheres – segunda-feira, às 18h.

Terço da Libertação – terça-feira após a missa das 19h.

Terço dos Homens – quarta-feira, às 18h.

Adoração ao Santíssimo Sacramento – toda quinta-feira, das 7h às 18h30

1ª Sexta-feira de cada mês – missa em honra ao Sagrado Coração de Jesus