Humildade: caminho de libertação e amadurecimento

Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos

Por Frei Gustavo Medella

A Liturgia da Palavra deste final de semana apresenta a humildade como grande caminho de libertação e amadurecimento para o ser humano. É quando a pessoa consegue se livrar de uma série de ambições e expectativas em torno de si própria: de ser a melhor, a mais rica, a mais especial, a mais importante, sempre em comparação ao outro. Quem se liberta deste fardo consegue caminhar mais aliviado, toma consciência de que o amor de Deus por seus filhos e filhas é gratuito e incondicional. E, nesta certeza de ter encontrado um tesouro, trabalha firme para anunciar tal amor, a fim de que ninguém se sinta menos ou menor.

Cultivar e propagar o tesouro da humildade não é fácil, especialmente numa sociedade que aprendeu a reverenciar a acepção de pessoas, a plantar na mente e no coração dos seus que a grande meta de vida é tornar-se premium, VIP, top, excelence, cinco estrelas, o máximo, o melhor; é consumir marcas caríssimas de roupas, relógios, carros e bebidas cujo o preço de um único exemplar pode custar o que nem uma vida inteira de trabalho de quem está na base da pirâmide conseguiria comprar.

Fundamentar a vida nestes valores perecíveis e ilusórios produz um progresso destrutivo incapaz de se autossustentar. Viver nestes moldes produz um cenário de tristeza e dor, conforme alerta São Tiago: “De onde vêm as guerras? De onde vêm as brigas entre vós? Não vêm, justamente, das paixões que estão em conflito dentro de vós?” (Tg 4,1).

Dos cristãos, ao contrário, espera-se uma outra atitude, mais livre e madura. Muito iluminadora é a afirmação de São Máximo de Turim: “Esta é realmente a quintessência do cristianismo: devolver amor por amor e responder com paciência a quem nos ofende”. É o caminho da porta estreita, mas por ele vale a pena seguir.

Fonte: franciscanos.org.br

FREI GUSTAVO MEDELLA, OFM, é o atual Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores em 2010 e foi ordenado presbítero em 2 de julho de 2011.