Foi parar nas telas do cinema com filme recentemente premiado em festival da Itália como “Best Film Unicef 2021”. A obra “Dear Child”, de Luca Ammendola, conta a dedicação e o amor de Pe. Renato Chiera aos meninos de rua do Rio de Janeiro para salvá-los da violência e das drogas. Um filme “intenso, profundo”, afirma Carmela Pace, presidente do Unicef na Itália, que conta a vida “de algumas das inúmeras crianças e adolescentes em situação de rua que moram nas favelas de todo o mundo”.
As palavras fortes e eloquentes do Padre Renato Chiera, missionário italiano que salvou mais de 100 mil vidas com a Casa do Menor no Rio de Janeiro, são lançadas no trailer do filme “Dear Child” (“Querida criança”, na tradução livre). A obra do diretor Luca Ammendola, que foi parar no cinema dos Estados Unidos e do Brasil, foi premiada mais recentemente na Europa, no início de junho, na sexta edição do “Ferrara Film Festival”, da cidade de Ferrara, no norte da Itália. O filme ganhou o “Golden Dragons Awards” pela categoria “Best Film Unicef 2021”.
A obra foi produzida nas favelas do Rio de Janeiro no final de outubro de 2015, e lançada no cinema em 2020. Nas imagens, a história de um grupo de meninos de rua que, depois de uma vida de drogas e crimes, consegue se salvar com o amor e a doação do missionário italiano, além da ajuda de um professor de cinema. Em discurso durante a cerimônia de premiação do filme, o diretor Luca Ammendola dedicou o prêmio recebido no Festival de Ferrara ao Pe. Chiera e às crianças da Casa do Menor: