Francisco: cessem os conflitos, a violência e o ódio. Busquem soluções de paz

Papa Francisco na Oração do Angelus - print da transmissão ao vivo de Vatican News

Ao final do Angelus deste domingo (15/09), o Papa reforçou seu apelo pela paz em todos os países que sofrem com a guerra. O pontífice lembrou a beatificação de Moisés Lira Serafín no México, e expressou solidariedade aos pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e suas famílias.

Da janela do Palácio Apostólico, após a oração do Angelus deste domingo 15 de setembro, o Papa Francisco, por meio de uma série de apelos, manifestou sua solidariedade às vítimas de desastres naturais e conflitos violentos no mundo. O Papa também recordou a beatificação de Moisés Lira Serafín, ocorrida na Cidade do México, e assegurou suas orações pelas pessoas que sofrem devido à Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

Solidariedade com Vietnã e Mianmar

Francisco expressou sua proximidade com as populações do Vietnã e de Mianmar, que estão sofrendo devido a inundações provocadas por um potente tufão. O Papa disse expressar sua proximidade com as populações que estão sofrendo devido às inundações e afirmou rezar pelos falecidos, pelos feridos e pelos deslocados. “Que Deus sustente aqueles que perderam seus entes queridos, suas casas e abençoe aqueles que estão oferecendo ajuda.”

A dor das mães que perderam seus filhos em guerras

O Papa não deixou de fazer um forte apelo em prol da paz em todas as áreas do mundo, afetadas por conflitos armados. “E não nos esqueçamos das guerras que ensanguentam o mundo. Penso na martirizada Ucrânia, em Myanmar, penso no Oriente Médio. Quantas vítimas inocentes!”

Francisco expressou sua dor ao recordar as mães que perderam filhos em guerras e mencionou o caso de Hersh Goldberg-Polin, encontrado morto em Gaza. “Penso em Hersh Goldberg-Polin, encontrado morto em setembro, junto a outros cinco reféns em Gaza. Em novembro do ano passado, conheci sua mãe, Rachel, que me impressionou pela sua humanidade. Eu a acompanho neste momento.”

Em seguida, o Pontífice pediu o fim do conflito no Oriente Médio, que provoca apenas violência e ódio: 

“Rezo pelas vítimas e continuo próximo de todas as famílias dos reféns. Cesse o conflito na Palestina e em Israel! Cessem as violências, cesse o ódio! Que libertem os reféns, prossigam as negociações e encontrem soluções de paz.”

Beatificação de Moisés Lira Serafín

Ao se referir à beatificação de Moisés Lira Serafín, ocorrida na Cidade do México no último sábado 14 de setembro, o Papa recordou o sacerdote e fundador da Congregação das Missionárias da Caridade de Maria Imaculada. Francisco destacou a importância do trabalho do beato como exemplo para os clérigos.

“Que seu zelo apostólico estimule os sacerdotes a se dedicarem sem reservas ao bem espiritual do povo santo de Deus.”

Dia dos Pacientes com ELA na Itália

Por ocasião do Dia dedicado aos pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) na Itália, o Santo Padre também dirigiu uma saudação às pessoas que sofrem com esta doença e suas famílias. “Asseguro minhas orações pelos pacientes e por seus familiares e incentivo o trabalho de pesquisa sobre esta patologia e agradeço o trabalho das associações de voluntariado.”

Thulio Fonseca – Vatican News

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui