Nesta quarta-feira, 6 de dezembro, entre 8h30 e 18h, na Casa Dom Luciano Mendes de Almeida, em Brasília (DF), o Grupo de Articulação da Campanha Laudato Si’ + COP 30 promove o Fórum Laudato Si’, com a proposta de finalizar o exercício de Planejamento Estratégico da Campanha para os anos de 2024 e 2025, como um caminho de preparação para a Igreja do Brasil em vista da COP 30. A programação contará com um circuito de conferências e trabalhos de grupo que, somados a um processo de escutas realizado com mais de 100 organizações católicas entre setembro e novembro, resultará nas Diretrizes Gerais e na Agenda Colaborativa da Campanha para os anos vindouros.
O Grupo de Articulação vem atuando no processo de planejamento da Campanha mapeando parceiros, definindo objetivos e princípios que serão tornados diretrizes e propostas de ação no encontro desta semana. Com uma síntese das escutas realizadas os participantes protagonizarão a definição dos próximos passos da Campanha. Esta iniciativa tem como objetivo geral aproveitar a oportunidade da realização da COP 30 no Brasil para fortalecer o grau de incidência da Igreja em vista da conversão ecológica e da transformação socioambiental do planeta, à luz da Doutrina Social da Igreja.
O evento acontece de forma híbrida com possibilidade de participação online, via zoom. Os temas estão pautados nas complexidades das mudanças climáticas e das Conferências das Partes (COPs), o papel da Igreja nessas Conferências e os principais desafios para a Igreja do Brasil até a COP 30, em 2025.
Inscreva-se (aqui).
Programação do Fórum
08h30 – Oração Inicial
09h00 – Acolhida da Presidência da CNBB
09h30 – Retomada da Campanha Laudato SI’
09h45 – Conferências do Clima (COP’s) e IPCC
10h30 – Intervalo
11h00 – A Igreja Católica por Justiça Climática
12h00 – Almoço
13h30 – Apresentação dos resultados do processo de escuta
14h00 -Trabalhos em grupos
15h00 – Intervalo
15h30 – Ressonâncias dos trabalhos em grupos
16h30 – Agenda 2024-2025
17h30 – Encerramento
A Laudato Si’
A Laudato Si’, Carta Encíclica escrita pelo Papa Francisco para abordar as questões da Criação e da nossa casa comum, foi publicada em 2015 e reflete a relação do ser humano com o todo, evidenciando a interligação intrínseca à Criação. A carta ainda busca apontar direções para a ação, a partir da união de todos e todas que habitam o planeta, fundamentada em uma visão integradora que une questões sociais e ambientais. A partir da Laudato Si’ e tomando-a em conexão com a Fratelli Tutti, Queria Amazônia e a mais recente Exortação Apostólica, Laudate Deum, o Papa Francisco tem feito um esforço de comprometer e posicionar a Igreja no complexo desafio das mudanças do clima e das desigualdades socioambientais.
Fonte: CNBB – com informações da Repam Brasil