Formação Litúrgica

“Originariamente, a palavra ‘liturgia’ significa ‘obra pública’, ‘serviço por parte dele em favor do povo’. Na tradição cristã, quer dizer que o povo de Deus toma parte na ‘obra de Deus’. Pela liturgia, Cristo, nosso Redentor e Sumo-Sacerdote, continua na sua Igreja, com ela e por ela, a obra da nossa redenção” (CIC 1069).

Neste sábado, 23/03, cerca de 60 pessoas participaram da Formação Litúrgica promovida pela Paróquia Nossa Senhora da Saúde. O encontro aconteceu no Salão Paroquial, das 8h às 12h, e foi coordenado pelo padre Jorge Teixeira de João Monlevade.

O tema, que sempre suscita dúvidas, foi abordado com bom humor. A argumentação, conduzida de maneira dinâmica, incentivou a participação do público.

Padre Jorge abriu a apresentação falando sobre a “celebração”, seu significado mais amplo, na vida de cada pessoa, e no contexto litúrgico. Deixou claro que sem organização e uma linguagem comum, é impossível que a liturgia se realize da maneira esperada. Citou, também, a riqueza da liturgia católica, cuja centralidade é o Mistério Pascal, atualizado a cada missa e celebrado através dos ritos, um conjunto de elementos, tais como palavras, gestos, símbolos, sinais etc.

Outro ponto desenvolvido minuciosamente foi sobre os valores humanos celebrados na liturgia:

1. Acolhimento
  2. Capacidade de falar e escutar
  3. Perdão mútuo
  4. Valor do simbólico
  5. Louvor e súplica
  6. Partilha
  7. Espírito comunitário
  8. Sentido de pertença à Igreja
  9. Senso ou sentido ao sagrado
  10. Valorização da oração comunitária
  11. Senso de justiça
  12. Valor do silêncio e meditação
  13. Espírito de solidariedade
  14. Ações transformadoras
  15. Sentido da própria vida

Em função do tempo, apenas uma parte do conteúdo programado pelo padre foi ministrado. A expectativa agora é dar continuidade a este trabalho de formação.

Assessoria de Comunicação

Fotos da formação estão disponíveis na página da Paróquia Nossa Senhora da Saúde no facebook. Acesse: https://www.facebook.com/pnssitabira/