“Originariamente, a palavra ‘liturgia’ significa ‘obra pública’, ‘serviço por parte dele em favor do povo’. Na tradição cristã, quer dizer que o povo de Deus toma parte na ‘obra de Deus’. Pela liturgia, Cristo, nosso Redentor e Sumo-Sacerdote, continua na sua Igreja, com ela e por ela, a obra da nossa redenção” (CIC 1069).
Neste sábado, 23/03, cerca de 60 pessoas participaram da Formação Litúrgica promovida pela Paróquia Nossa Senhora da Saúde. O encontro aconteceu no Salão Paroquial, das 8h às 12h, e foi coordenado pelo padre Jorge Teixeira de João Monlevade.
O tema, que sempre suscita dúvidas, foi abordado com bom humor. A argumentação, conduzida de maneira dinâmica, incentivou a participação do público.
Padre Jorge abriu a apresentação falando sobre a “celebração”, seu significado mais amplo, na vida de cada pessoa, e no contexto litúrgico. Deixou claro que sem organização e uma linguagem comum, é impossível que a liturgia se realize da maneira esperada. Citou, também, a riqueza da liturgia católica, cuja centralidade é o Mistério Pascal, atualizado a cada missa e celebrado através dos ritos, um conjunto de elementos, tais como palavras, gestos, símbolos, sinais etc.
Outro ponto desenvolvido minuciosamente foi sobre os valores humanos celebrados na liturgia:
- Acolhimento
- Capacidade de falar e escutar
- Perdão mútuo
- Valor do simbólico
- Louvor e súplica
- Partilha
- Espírito comunitário
- Sentido de pertença à Igreja
- Senso ou sentido ao sagrado
- Valorização da oração comunitária
- Senso de justiça
- Valor do silêncio e meditação
- Espírito de solidariedade
- Ações transformadoras
- Sentido da própria vida
Em função do tempo, apenas uma parte do conteúdo programado pelo padre foi ministrado. A expectativa agora é dar continuidade a este trabalho de formação.
Assessoria de Comunicação
Fotos da formação estão disponíveis na página da Paróquia Nossa Senhora da Saúde no facebook. Acesse: https://www.facebook.com/pnssitabira/