Formação de introdutores da IVCA

Neste sábado, 9/03, cerca de vinte e cinco pessoas participaram da formação para novos introdutores/acolhedores da Iniciação à Vida Cristã de Adultos promovida pela Paróquia Nossa Senhora da Saúde.

O encontro aconteceu na parte da manhã, das 8h às 11h30, reuniu pessoas de várias comunidades e diferentes paróquias. Os trabalhos foram conduzidos pelos coordenadores Geraldo Lisboa e Árthus Nascimento.

Há pouco mais de um ano, o atual modelo de catecumenato foi introduzido na Paróquia e já está ativo nas comunidades Matriz Nossa Senhora da Saúde e Nossa Senhora da Conceição.

Durante a formação, os participantes tiveram contato com a dinâmica do catecumenato que é fundamentada no próprio Cristo, compreendendo um percurso que tem nos sacramentos da iniciação (Batismo, Eucaristia e Crisma) o ponto de partida para que o iniciando mergulhe no mistério de Deus. Como disse o coordenador Geraldo: “O sacramento é apenas uma etapa desta caminhada e o processo de formação é amplo, exige um diálogo mais próximo e profundo entre introdutor e catecúmeno, a partir da sua realidade”.

Também foram apresentados aos participantes, alguns momentos que marcam a trajetória dos catecúmenos:

• Assinalação: apresentação do iniciando à comunidade
  • Entregas: herança da fé que é passada aos caminhantes
  • Ritos: Credo e Pai-Nosso
  • Libertação do Mal

O pároco Flávio Assis acompanhou parte da formação e, mais uma vez, reafirmou a importância do acolhimento aos que desejam ingressar no catecumenato. Ele destacou também que todo o trabalho é desenvolvido a partir da Palavra. É ela que irá conduzir o iniciando até Jesus.

O catecúmeno Fernando da Silva Teixeira, que está concluindo o processo de iniciação para adentrar no tempo da Mistagogia, deu um depoimento emocionante: “Deus entrou na minha vida, e eu achei a coisa mais encantadora do mundo. Passei a participar das missas todo domingo. Encontrei tempo para isso. O diálogo com a minha mãe melhorou muito, nós olhamos um pro outro e já sabemos o que o outro está pensando”. A empatia espiritual com a mãe, foi apenas uma das várias transformações provocadas pelo processo pessoal vivenciado por Fernando.

Tanto os catecúmenos quanto os introdutores passam por experiências profundas neste caminhar de mãos dadas. Não há uma didática “professor x aluno”, apenas o propósito de conhecer Jesus. E no final do processo não é incomum que os introdutores tenham aprendido e apreendido mais sobre o Mestre através da convivência com os iniciandos.

Assessoria de Comunicação

Outras fotos da formação está disponíveis na página da Paróquia no facebook: https://www.facebook.com/pnssitabira/