Filhas do Sagrado Coração de Jesus recebem, em Itabira, visita canônica da superiora geral

Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus com o Padre Anderson Teixeira, vigário da Paróquia Nossa Senhora da Saúde - foto: Irmã Sílvia.

A Província Nossa Senhora Aparecida, das irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus (FSCJ), que compreende os estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, e os países Paraguai e Bolívia, neste segundo semestre de 2024, recebe a visita da superiora geral Irmã Beatrice Dal Santo e da Conselheira geral Irmã Eugênia Krinski – ambas residem na Casa Geral em Roma, Itália.

Elas chegaram ao Brasil no sábado, 17 de agosto. No domingo, na cidade de Osasco/SP, participaram da consagração definitiva da irmã Carla Dias, durante o evento “Com Vocação” organizado pela Diocese de Osasco.

Desde o dia 19/08, elas estão em Minas Gerais para as visitas canônicas, que tiveram início em Itabira. Para as Filhas do Sagrado Coração de Jesus, este é um momento privilegiado para se encontrarem com as comunidades, com cada uma das irmãs e, juntas, em espírito de comunhão fraterna e sinodal, avaliarem a vida e a missão de cada comunidade, as eventuais dificuldades e problemáticas a fim de projetar positivas e diferentes soluções.

Na comunidade das FSCJ em Itabira, na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, a programação começou na terça-feira, 20/08, com momento de oração e encontro comunitário para reflexões, avaliações e formação com espaço para escuta de cada irmã. Durante o almoço, as irmãs tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da caminhada da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano por meio dos Padres Hideraldo Verissimo Vieira, Ueliton Neves da Silva e do visitante Pe. Edivânio José da Silva Filho, da diocese de Palmares (PE). À noite, elas participaram de uma roda de conversa com membros do Conselho Pastoral Comunitário (CPC) da Comunidade Nossa Senhora de Fátima.

No segundo dia de visita, 21/08, as irmãs iniciaram as atividades com a celebração eucarística presidida pelo Pe. Anderson Ferreira Teixeira, vigário da Paróquia Nossa Senhora da Saúde. A parte da manhã foi marcada também por um encontro comunitário, tendo como fio condutor para as reflexões alguns artigos da Constituição da Congregação e o documento do 29º Capítulo Geral, com o tema Chamadas e Enviadas “para anunciar palavras de vida”. (At 5,20)

À tarde, elas se reuniram com Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo da Diocese de Itabira. Durante o encontro, entre outros, falaram sobre a presença das Irmãs FSCJ nas cidades de Itabira e João Monlevade. Aproveitaram também para conhecer a Catedral Diocesana e a Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde.

No final da tarde, visitaram a Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe, em João Monlevade, cidade na qual ficarão até o dia 24, próximo domingo.

No dia 23, as irmãs participam de um encontro formativo com as superioras; e no dia 24, se reunirão com leigos e leigas do Sagrado Coração de Jesus. Entre eles, quatro leigas consagradas ao Sagrado Coração – pessoas que se identificam com a espiritualidade e carisma da Congregação e livremente participam dos encontros formativos com o objetivo de se aprofundarem no conhecimento sobre a congregação.

As irmãs permanecem no Brasil, visitando outras províncias, até novembro deste ano.

Para as Filhas do Sagrado Coração de Jesus, que atuam em Itabira, esses dois dias foram tempo oportuno para avaliar e analisar a caminhada missionária realizada aqui desde 2017, e agradecer ao Sagrado Coração de Deus pelo chamado à vida consagrada e, a cada dia, por poderem renovar o seu “SIM” junto às pessoas que Ele coloca diariamente em suas vidas.

*Com informações das Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus

Abaixo: alguns registros da visita – fotos cedidas pela Irmã Sílvia.