Festa de São Sebastião na Vila Amélia

Há 48 anos, é tradição da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, na Vila Amélia, festejar o glorioso Mártir São Sebastião cuja memória é celebrada em 20 de janeiro, dia do seu martírio.

Este ano, devido ao isolamento social em decorrência da pandemia causada pela Covid 19, a programação foi reformulada, não tendo o tradicional leilão de animais, a procissão e as animações na barraquinha. A programação constou do tríduo preparatório, realizado de 21 a 23 de janeiro, e festa no dia 24.

A Missa de abertura do tríduo, 21/01, às 19 horas, foi presidida pelo padre Dominique, da Paróquia Santo Antônio. No segundo dia, o Padre Francisco Cesar, da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, presidiu a Santa Missa, e no terceiro dia, o Diácono Permanente Maurílio, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, foi quem celebrou a Palavra.

No dia 24, Dia da Festa, a programação constou de uma peregrinação levando a imagem de São Sebastião às ruas dos bairros Vila Amélia, Alto Pereira, Vila São Joaquim, Alto Boa Vista.

Padre Paulo Marcony, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, durante a peregrinação, que iniciou as 17h30, abençoou os devotos que esperavam nas portas de suas residências, muitas delas enfeitadas para homenagear o Santo que é invocado contra a peste, a fome, a guerra e as epidemias.

Às 19h30, padre Paulo Marcony presidiu a Missa Solene em honra ao mártir São Sebastião, ressaltando que o Santo Padre, o Papa Francisco, estabeleceu que o “III Domingo do Tempo Comum seja dedicado à celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus”.

Nos três dias do tríduo e festa caminhamos com São Sebastião, o grande modelo para todos os cristãos que, desde o batismo até o martírio, foi um exemplo a seguir, um amigo para guardar perto do coração, um irmão em quem confiar, um protetor para invocar a todo momento, especialmente nas horas de amargura e de provação como esse tempo em que vivemos.

Que diante de tantas aflições, dos desafios do momento, recorramos a Deus e aos santos, pedindo proteção.

Que a exemplo de São Sebastião, possamos contribuir para melhorar o mundo para que se torne menos violento e mais fraterno e que sejamos fortes e corajosos e firmes na fé.

Irani Pimenta – Pascom

Fotos do tríduo, da carreata e da festa estão disponíveis na página da Paróquia no facebook. Acesse: https://www.facebook.com/pnssitabira