Festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida

“Fazei o que ele vos disser” (Jo 2,5).

Assim foi que Maria, mãe do Salvador, nos orientou: caminhar conforme os ensinamentos da Palavra de Jesus.

Pode não ser fácil, mas ela, como numa catequese enraizada bem no fundo do coração, revelou-nos o caminho. Tudo que vem de Maria nos aponta para Jesus.

Novena e Festa

Mesmo com a pandemia, não deixamos de celebrar, com muita alegria, o dia de Nossa Senhora Aparecida.

Há mais de 30 anos, a Comunidade Nossa Senhora da Conceição realiza a novena e festa em honra a padroeira do Brasil – celebração que sempre atraiu centenas de pessoas e que este ano, infelizmente, não pôde reunir os fiéis como a Mãe merece. Mas nos reinventamos.

A novena, iniciada no dia 3 de outubro, contou com a colaboração de vários padres que presidiram, durante toda a semana, as missas. Padre Paulo Marcony fez a abertura, marcada pelo levantamento da bandeira. Ao longo dos 9 dias, celebraram na Igreja Nossa Senhora da Conceição os padres Ueliton Neves, Renato Menezes, Edson Gonçalves e João Batista. O Diácono Márcio Mota também foi responsável pela Celebração da Palavra e adoração ao Santíssimo.

Padres Ueliton Neves, Edson Gonçalves, Renato Menezes e João Batista

Diácono Márcio Mota e Padre Paulo Marcony

No dia 12 de outubro, a primeira Santa Missa foi celebrada na Matriz Nossa Senhora da Saúde, às 10 da manhã. Às 17h, já na Comunidade Nossa Senhora da Conceição, teve início a peregrinação com a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

O percurso da peregrinação contemplou os bairros Conceição, Abóboras e parte dos Bálsamos. Em todos os lugares, vários moradores preparam altares, enfeitaram as portas de casa e calçadas. Embora sem aglomeração, a peregrinação foi marcada por forte espiritualidade e grande devoção. Famílias inteiras aguardaram a passagem da imagem. Pessoas ajoelhas nas calçadas, lançando pétalas de rosas à Mãezinha. Em cada face e gesto, a expressão de fidelidade e amor por Nossa Senhora. Também em frente à Igreja Nossa Senhora da Conceição, várias pessoas esperaram pela chegada da imagem. Muitas participaram da adoração e Santa Missa dali mesmo, ouvindo pelos alto-falantes.

A adoração foi conduzida pelo Diácono Márcio e, tal como na abertura, a Santa Missa foi presidida pelo pároco, Padre Paulo Marcony.

Ainda que as imagens de uma igreja vazia, com pouquíssimos bancos ocupados, nos impactem com uma pontada de tristeza, o que registramos desta festa é a perseverança do povo de Deus. Essa gente simples que não se entrega às adversidades, que enfrenta com fé os desafios, que segura nas mãos de Maria sabendo que Jesus está a carregá-las no colo.

Foram 10 dias com os olhos voltados para Jesus através de sua Mãe Aparecida. Louvado seja Deus por nos ter permitido celebrar mais um ano desta festa tão enraizada na Comunidade da Conceição. Que venham outros tantos anos. Com ou sem pandemia, celebraremos.

Liliene Dante

Outras fotos da novena, da peregrinação e da Santa Missa de encerramento estão disponíveis em nossa página no facebook. Acesse: https://www.facebook.com/pnssitabira/  e confira.