Festa da Padroeira movimenta a Comunidade Nossa Senhora de Fátima

As festas e novenas comemorativas, que celebram o padroeiro ou padroeira de determinada comunidade, são uma tradição entre os católicos. Na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, a festa acontece há mais de meio século e sempre atrai fiéis de várias localidades.

Este ano, a novena começou no dia 10 de maio, com uma celebração penitencial e Santa Missa celebradas pelo padre João Carlos, de Belo Horizonte. Crianças do Centro Educacional Oficina dos Sonhos deram o tom da alegria no primeiro dia da novena, com uma coroação de encher os olhos e encantar a assembleia.

Vários foram os padres que conduziram as celebrações. Além do padre João Carlos, também celebraram os padres Jair (de Contagem), Rosemberg da Silva (de Santa Bárbara), Renato Menezes (da Paróquia Sagrado Coração de Itabira), João Batista (do Gabiroba), Marcelino Cosme (de Moçambique). Também auxiliaram na Celebração da Palavra, o diácono Adriano Menezes e a ministra Maria da Glória.

Durante todos os dias da novena, uma imagem peregrina foi acolhida por famílias da comunidade. Um momento de intimidade e de oração diante daquela que tudo suportou para que Seu Filho, Nosso Senhor, pudesse cumprir sua missão.

Vários momentos significativos marcaram a semana. No dia das mães, além de uma bênção especial, elas receberam uma rosa, numa delicada homenagem da comunidade. No quarto dia da novena, uma caminhada com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima saiu do bairro Alto Pereira, com várias crianças vestidas de anjo. A alegria do padre Rosemberg, que veio acompanhado do ministério de música de Santa Bárbara, contagiou os fiéis que lotaram a Igreja, com expressiva participação dos devotos de Nossa Senhora. Também foi homenageado o senhor Adelino, de 90 anos, pelo tempo dedicado à comunidade de Fátima. Crianças da Escola Dona Eleonora participaram do 6º dia da Novena, fazendo uma bela e emocionante coroação. No 8º dia, cuja celebração foi presidida pelo padre Marcelino, a coleta foi de alimentos que serão doados à Fazenda da Esperança.

Todos os dias, após a missa, os fiéis puderam vivenciar um momento de confraternização nas barraquinhas, com direito a sorteio de uma imagem de Nossa Senhora de Fátima a cada dia da novena. Nove imagens foram doadas por uma devota, em agradecimento por uma graça alcançada.

A festa continua… Neste sábado, dia 18, com levantamento da bandeira e participação da Guarda de Marujos São Benedito e Santa Efigênia, do bairro Amazonas. E no domingo de encerramento acontece procissão, às 17h30, com a imagem da padroeira. Às 18h, Missa Solene presidida pelo pároco Flávio Assis. Logo após, a confraternização continua, na Praça Apolo, em frente à Igreja, com barraquinhas e show sertanejo. Toda a renda levantada com a festa será destinada à reforma do templo.

Pascom

As fotos de todos os dias da festa estão disponíveis na página da Paróquia no facebook. Acesse: https://www.facebook.com/pnssitabira/