Por Pe. José Alem, cmf
A lectio divina é uma resposta que se demonstrou eficaz. Assim afirma o Papa Francisco: “Quando promovida eficazmente, a lectio divina traz à Igreja – estou convencido – uma nova primavera espiritual”.
Lectio divina é uma expressão na língua latina que significa “leitura divina” e é traduzida como “leitura orante da Bíblia”. É uma experiência milenar de ler, meditar, orar, viver e proclamar a Palavra de Deus. Se bem compreendida e vivida, a leitura orante da Bíblia contribui para que possamos conhecer melhor a vontade de Deus por meio de sua Palavra e colocá-la em prática.
Hoje são muitas as pessoas que fazem essa experiência e vão descobrindo sempre mais a maravilha do mistério da fé, vivendo uma nova relação com Deus tal como Ele se revela.
A Palavra de Deus, revelada por Jesus, indica nossa vocação e missão: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15).
Toda nossa vida é um processo permanente de conversão, descoberta e vivência da fé. À medida que vamos nos convertendo, vamos crendo no Evangelho, que é a pessoa de Jesus, a Palavra que se fez carne (cf. Jo 1). À medida que vamos crendo no Evangelho, vamos nos convertendo. Esses são os dois pés que sustentam a nossa caminhada na Terra rumo à eternidade.
Um meio muito útil que pode nos ajudar a viver esse processo de conversão é a leitura orante da Bíblia, pois nos ajuda a viver o Evangelho, isto é, viver a fé em Cristo fazendo a vontade do Pai, conduzidos pelo Espírito Santo.
A leitura da Bíblia é indicada pelo Concílio Vaticano II, na Constituição Dogmática Dei Verbum (Palavra de Deus), pelo Catecismo da Igreja Católica, pelos papas e tantos santos como um método muito eficaz de conversão, conhecimento e vivência da Palavra de Deus, de experiência de oração, de evangelização.
Conhecer esse método de oração e vivenciá-lo pode ser uma prática que vem, inclusive, a se tornar presente em nossas vidas com pessoas em nossas famílias e comunidades, fazendo juntas essa experiência de fé.
Lembremos, porém, que, como tudo na vida, nada se aprende de repente. Tudo exige humildade, abertura de coração para uma correta compreensão, prática e exercício, adesão consciente, crescimento, partilha para enriquecimento e aprofundamento e permanente crescimento.
Para melhor entender o que é o método da leitura orante da Bíblia é necessário saber que a palavra “método”, na língua grega, significa caminho, procedimento, meio pelo qual se quer atingir um objetivo. Leitura é o ato de ler. Ler, em sentido estrito, é decifrar e compreender um texto escrito. Orante é que ora, que se faz oração, que leva à oração.
Fundamental para bem viver essa experiência é estar em silêncio, concentrado. Invocar o Espírito Santo com confiança e entrega a Ele de nossas vidas para que possa nos conduzir e produzir frutos.
Fonte: Revista Ave Maria