A versão dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, apresentada em nosso site, é uma adaptação on line das experiências dos EVC (Exercícios na Vida Cotidiana) já desenvolvidos por orientadores jesuítas e Centros de Espiritualidade Inaciana do Brasil.
Quem já fez a experiência dos EEs (Exercícios Espirituais) sabe que este é um convite para mergulhar na intimidade com Deus, entregar-se em Suas Mãos e permitir que Ele seja o verdadeiro condutor da nossa vida.
“Entende-se, por Exercícios Espirituais, qualquer modo de examinar a consciência, meditar, contemplar, orar vocal ou mentalmente e outras atividades espirituais” (Inácio de Loyola). Trata-se, pois, de uma metodologia de desenvolvimento espiritual, proposta por Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus (Ordem Religiosa dos Padres e Irmãos Jesuítas). A sua primeira redação, pelo próprio Inácio, se deu no ano de 1522, refletindo sua experiência espiritual. Mais tarde, foi enriquecida com sua experiência apostólica e sua formação intelectual (Paris, 1528-1535 e Veneza, 1536-1537).
A finalidade dos EEs pode ser resumida em três grandes metas:
– ser uma “escola de oração”, promovendo uma profunda união com Deus;
– desenvolver as condições humanas e espirituais para que o exercitante possa tomar uma decisão importante na sua vida;
– ser uma ajuda para a pessoa alcançar a liberdade de espírito, através da consciência do significado de sua existência, discernindo o que mais a conduz para a vida em plenitude.
O Tempo Quaresmal nos convida à conversão. É, pois, um momento oportuno para que nos dediquemos ainda mais à oração e aos momentos contemplativos. Os EEs podem nos ajudar. São 28 dias de caminhada individual, com diversas orientações e indicações de leituras das Sagradas Escrituras.
Se você ainda não fez esta experiência, que tal tentar?
Você pode baixar a versão em pdf dos exercícios clicando diretamente no link: https://paroquiadasaude.com.br/wp-content/uploads/2020/02/Exercícios-Espirituais.pdf
Boa caminhada quaresmal.