No sábado, 30 de setembro, às 22h, a Equipe de Animação do Sínodo no Brasil promove, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a vigília: “Juntos rezando pelo Sínodo”, com transmissão ao vivo pelo youtube e rede sociais da Conferência. Trata-se de uma ação para estar em sintonia com a realização da XVI Assembleia Geral Ordinária dos Bispos, o Sínodo sobre a Sinodalidade, cuja primeira sessão da fase da etapa universal acontece de 4 a 28 de outubro deste ano, em Roma, da qual participarão de 13 brasileiros.
No mesmo dia, acontece o “Together” em Roma, uma vigília de oração ecumênica na presença do Papa Francisco e de representantes de diferentes Igrejas, para unir louvor e silêncio, na escuta da Palavra organizado pela Comunidade Taizé. Em diferentes partes do mundo serão realizadas vigílias de oração como sinal de comunhão com os reunidos em Roma e para rezar pela fase universal do processo sinodal.
Na CNBB, o momento de oração, ao redor da Palavra de Deus, será presidido pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, e contará com a presença de assessores, missionários e famílias. A vigília seguirá o roteiro elaborado pela Equipe Nacional de Animação do Sínodo em vista de vivenciar a experiência do “Together”, convocada pelo Papa Francisco como forma de estar em sintonia com . A sugestão foi enviada aos coordenadores das Equipes Diocesanas de Animação do Sínodo 2021-2024.
A CNBB organizou também um momento especial no Santuário Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, às 18h, que terá transmissão ao vivo em suas redes sociais.
Acesse o roteiro (aqui)
Comunhão com a Igreja Universal
O subsecretário adjunto de pastoral da CNBB e também membro da Equipe de Animação do Sínodo no Brasil, padre Jânison de Sá reforça que será um momento para estar em comunhão com toda a Igreja universal. Padre Jânison afirmou que o objetivo da vigília é envolver todos os cristãos em um momento de oração juntos no caminho da unidade e comunhão eclesial.
“O Caminho sinodal favorece o envolvimento de todas as igrejas locais no caminho de conversão, fortalecimento do diálogo e na urgência de caminharmos juntos. Nossos bispos estarão em Roma participando da Vigília com o Papa Francisco e nós estaremos rezando pelo bom êxito da primeira sessão da etapa universal do Sínodo”, ressaltou.
“União de intenções e de propósitos”
A assessora da dimensão bíblica da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB e também integrante da Equipe de Animação do Sínodo, Mariana Aparecida Venâcio, reforça que a iniciativa partiu de um convite do Papa Francisco. “O convite do Santo Padre ao Together nos ajuda a aprofundar a compreensão de que o caminho sinodal da Igreja também significa a união de intenções e de propósitos que têm seu fundamento em Jesus Cristo”, disse.
Segundo ela, os cristãos e católicos, espalhados pelo mundo inteiro, estão unidos aos delegados sinodais, tanto por meio da oração, pedindo a luz do Espírito sobre a sessão sinodal, quanto na medida em que “nossa voz ressoa nas partilhas que eles oferecerão durante os trabalhos do sínodo”.
Participantes brasileiros na XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo
1. Eleitos pela 60ª Assembleia Geral da CNBB
– Dom Joel Portella Amado, bispo-auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
– Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo de Santo André (SP)
– Cardeal Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus (AM)
– Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, bispo de Camaçari (BA)
– Cardeal Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília (DF)
2. CELAM
– Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB e do Celam
3. Testemunhas do processo sinodal – participantes da Assembleia Continental
– Maria Cristina dos Anjos da Conceição – Cáritas Brasileira
– Sônia Gomes de Oliveira – presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB)
4. Membro do Conselho Ordinário da Secretaria Geral do Sínodo
– Cardeal Sergio da Rocha, arcebispo de São Salvador da Bahia (BA)
5. Chefes de dicastérios da Cúria Romana
– Cardeal João Braz de Aviz, prefeito do dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedade de Vida Apostólica
6. Peritos
– Padre Adelson Araújo dos Santos
– Padre Agenor Brighenti
– Padre Miguel Martin
Fonte: CNBB