Entrega total

Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos

Muitos ricos depositavam grandes quantias, então chegou uma pobre viúva que deu duas pequenas moedas, que não valiam quase nada, mas aí Jesus olha a proporcionalidade e diz que os ricos davam aquilo que lhes sobrava e a pobre mulher, apesar de dar muito pouco, era tudo que ela tinha.

 

É esse convite à generosidade total e corajosa ao cultivo de coração pobre desapegado capaz de doar-se inteiramente, Jesus se enxergou-se naquela pobre mulher porque ele mesmo filho de Deus não se apegou ao seu poder, mas se entregou por inteiro, o corpo, a alma, o espírito, para que pudéssemos ser salvos, para que pudéssemos ter em quem confiar, para que pudéssemos nos sentir amados de verdade.

É essa entrega total, generosa a meta da nossa vida.

Sabemos que não é fácil, temos apegos, temos condicionamentos, temos medos e maturidade que nos impedem dar esse passo radical.

O que podemos fazer então? Dar pequenos passos, pequenas superações, pequenas vitórias diárias, de avanço na generosidade, na empatia, na acolhida, na disponibilidade para o perdão, no desejo de fazer o bem, e assim, nós vamos aos poucos, chegando à mesma generosidade da pobre viúva.

Ainda que nos sintamos pobres e desvalidos diante de Deus, ele jamais vai desprezar o nosso esforço, ele sabe valorizar e sabe nos estimular naquilo que temos de melhor.

Obrigado santa mulher, obrigado santa viúva, pelo seu exemplo, pela sua coragem de ter sido tão destemida diante das possibilidades que Deus colocou na sua vida. E mesmo com dor, sofrimento, carência e pobreza, se entregou por inteiro.

Fonte: Franciscanos


FREI GUSTAVO MEDELLA, OFM, é o atual Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores em 2010 e foi ordenado presbítero em 2 de julho de 2011.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui