Dom Marco Aurélio: “rompimento pode comprometer os rios Doce e São Francisco”

O bispo da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, esteve presente à 3ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal, na tarde de terça-feira, 19/02.

Na semana passada, dia 12, o bispo, acompanhado de representantes das três regiões pastorais da Diocese, além de padres, membros da Cáritas etc., esteve em Brumadinho. Sensibilizado com a situação das famílias que perderam tudo e, sobretudo, entes queridos, o bispo afirmou: “Com tudo que vivenciamos, ouvimos, voltamos mais fortalecidos pelo testemunho de fé, oração e unidade de famílias destroçadas pela lama”.

Na reunião da Câmara, Dom Marco Aurélio esperava ouvir o posicionamento e esclarecimentos da Vale sobre a situação das barragens em Itabira. Dos vereadores: “que eles defendam o direito à vida, especialmente, neste momento, das pessoas que residem logo abaixo e nas proximidades das barragens”.

O bispo ainda destacou: “o rompimento das barragens pode comprometer completamente os rios Doce e São Francisco”. A Igreja Católica tem demonstrado em todo o mundo, com discursos firmes e pontuais do Papa Francisco e do clero em geral, a preocupação com as questões ambientais. Em 2016, a Campanha da Fraternidade no Brasil trouxe como temática “Casa Comum, nossa responsabilidade”.

Entre os dias 3 e 6 de junho, membros do Conselho Episcopal Regional da CNBB Leste II, da qual Dom Marco Aurélio é bispo referencial para a Comissão do Serviço da Justiça, da Caridade e da Paz, devem se reunir em Belo Horizonte. Durante o encontro está prevista a participação do governador do Estado, Romeu Zema, o que pode ser considerado “um primeiro passo para a discussão séria e responsável sobre a mineração e riscos reais de rompimento de barragens” – disse o bispo.

Dom Marco Aurélio também salientou a importância da IV Romaria das Águas e da Terra que tem como tema “Bacia do Rio Doce: Nossa Casa Comum!” e como lema: “Os bens da criação se vão, ficam a miséria e destruição. E agora José?”. A Romaria acontece no dia 2 de junho, em Itabira, e receberá representantes de toda a Província Eclesiástica de Mariana, composta pela Arquidiocese de Mariana, Dioceses de Itabira-Coronel Fabriciano, Governador Valadares e Caratinga.

Nas próprias palavras do bispo: “a grande contribuição que nós temos para dar é iluminar com a Palavra de Deus toda essa realidade, sem nos omitirmos. A Palavra contempla não apenas a assistência espiritual mas, some-se a isso, as parcerias e apoio à sociedade civil organizada. Essa bandeira é em defesa da vida e somaremos força com os organismos que defendem a vida”.

Clique na imagem para vê-la ampliada.